Topo

Esse conteúdo é antigo

Testes sorológicos não podem definir volta ao trabalho, diz órgão dos EUA

Um falso positivo pode levar alguém a acreditar que foi infectado quando na verdade não foi - Getty Images
Um falso positivo pode levar alguém a acreditar que foi infectado quando na verdade não foi Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/05/2020 19h50

Testes de anticorpos — aqueles usados para determinar se as pessoas estão ou já estiveram contaminadas por coronavírus — podem estar errados até pouco tempo atrás, disseram hoje especialistas do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

"Os resultados dos testes sorológicos não são precisos o suficiente para impulsionar decisões políticas e não devem ser usados para decidir sobre o agrupamento de pessoas que residem ou são admitidas em congregações, como escolas, dormitórios ou prisões", afirmou o CDC. "Os resultados destes testes também não devem ser usados para definir o sobre o retorno de pessoas ao local de trabalho."

Isso porque, segundo explicou a emissora CNN, dos EUA, esses testes sorológicos podem não ser eficazes se o paciente estiver na primeira semana de contaminação. Ou seja, só seriam precisos a partir da segunda semana de exposição ao vírus.

Dessa forma, um falso positivo levará alguém a acreditar que foi infectado quando na verdade não foi. Além disso, não há evidências concretas de que pessoas que já foram infectadas estão imunes à covid-19 por médio ou longo prazo.

"Não se pode presumir que indivíduos com resultados de testes de anticorpos verdadeiramente positivos estão protegidos contra infecções futuras", afirmou o CDC. "Por isso, o teste sorológico não deve ser usado para determinar o status imunológico dos indivíduos até que a presença, durabilidade e duração da imunidade sejam estabelecidas."