Topo

Esse conteúdo é antigo

Apenas 15% dos profissionais de saúde se sentem preparados para a covid-19

Cerca de 64,97% profissionais de saúde disseram que não se sentem preparados para lidar com a doença - Emmanuele Ciancaglini/NurPhoto via Getty Images
Cerca de 64,97% profissionais de saúde disseram que não se sentem preparados para lidar com a doença Imagem: Emmanuele Ciancaglini/NurPhoto via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/05/2020 15h17

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas mostrou que apenas 14,29% dos profissionais de saúde se sentem preparados para lidar com o coronavírus.

Os profissionais de saúde trabalham na linha de frente do combate ao coronavírus, muitas vezes sujeitos a contrair a covid-19.

Outros 64,97% responderam que não se sentem preparados para lidar com a doença, enquanto 20,64% não soube responder. A FGV entrevistou 1.456 profissionais da saúde pública, de todos os níveis de atenção e regiões, entre os dias 15 de abril e 1 de maio por meio de um formulário online.

Segundo a pesquisa, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate à endemia são os profissionais que menos se sentem preparados. Apenas 7,61% disseram se sentir aptos para enfrentar a crise.

A FGV também revelou que somente 20,09% dos profissionais de enfermagem não se sentem prontos para lidar com o coronavírus.

A maior preocupação desses profissionais é o medo de contrair o vírus. Cerca de 91,25% dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemia têm esse receio.

Entre médicos e profissionais da enfermagem o medo de ter covid-19 varia entre 77,68% e 84,31%, respectivamente.

Pelo menos 55% dos profissionais de saúde relataram conhecer alguém que se contaminou ou foi diagnosticado com suspeita de covid-19.