Topo

Esse conteúdo é antigo

Neto de Oswaldo Cruz é internado com coronavírus no Rio de Janeiro

Coronavírus já matou mais de 25 mil pessoas no Brasil - Getty Images/EyeEm
Coronavírus já matou mais de 25 mil pessoas no Brasil Imagem: Getty Images/EyeEm

Do UOL, em São Paulo

29/05/2020 10h23

O fotógrafo Pedro Oswaldo Cruz, de 78 anos, neto do sanitarista Oswaldo Cruz, foi diagnosticado com o novo coronavírus e está internado há duas semanas num hospital no Rio.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, o estado de Pedro se agravou nos últimos três dias. Internado no Hospital Silvestre, no Cosme Velho, está intubado, com grave comprometimento respiratório, e teve que ser submetido a hemodiálise após infecção no rim.

Ele ficou conhecido por seu trabalho registrando o patrimônio histórico do Rio. A mulher dele, Maria Christina Mangia Oswaldo Cruz, de 74 anos, também foi infectada e ficou internada no mesmo hospital. Ela recebeu alta na última quarta-feira, segundo sua irmã, Vanda Klabin.

"É um casal muito querido, bem-humorado. Todos estão muito abalados, me ligando para ter notícias deles. Eu estou quieta em casa, mas muito inquieta com essa vulnerabilidade do mundo. Já perdi alguns amigos. Estou falando com Christina por telefone, mas tentando evitar falar sobre o estado do Pedro", afirmou Vanda ao jornal.

Oswaldo Cruz, avô de Pedro, foi o responsável por empreender uma campanha sanitária de combate às principais doenças no Rio de Janeiro: febre amarela, erradicada em 1907, peste bubônica e varíola. Ele dá nome a uma das mais importantes instituições de pesquisa científica do país.