Topo

"Imagem do Brasil com a covid-19 é a pior que já vi", diz Nicolelis

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 16h51

Os erros cometidos e a falta de planejamento na definição de ações de combate à covid-19 causaram danos graves à imagem do país no exterior, avaliou o médico e neurocientista Miguel Nicolelis na edição de hoje do UOL Entrevista.

"Tem duas imagens que a gente tem que diferenciar: a dos cientistas brasileiros, que sempre foram muito bem recebidos e que são considerados de altíssimo nível internacional em todo lugar do mundo; e a do país", explicou.

Segundo ele, o cientista brasileiro resiste. "Publica, é reconhecido no mundo inteiro", enumera. Por outro lado, "A imagem do país é a pior que eu já vi na minha existência. E eu tenho 59 anos, viajo pelo mundo há 30 sem parar."

Nunca vi o Brasil descer a patamares tão baixos de crítica, de censura. Os maiores jornais do mundo definiram o presidente do Brasil como inimigo número da pandemia no mundo.

Segundo ele, não tem como reduzir o tamanho da tragédia para o país. "Conversando com meus amigos da Europa ontem, eles estão chocados. Porque o Brasil tinha a reputação de ter um dos sistema único de saúde que há alguns anos estava ascendendo na direção de se tornar um dos maiores do mundo", avalia.

Havia uma expectativa, afirma, de que, diante da situação do sistema de saúde inglês, o governo brasileiro fosse capaz de antecipar e reagir de forma melhor.

A quantidade de erros é um caso histórico, vai haver uma descrição do grande fracasso do governo federal em lidar com sua maior crise sanitária.

*Produção de Diego Henrique de Carvalho