Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de cidade do ES distribuirá kits de cloroquina para a população

Nenhum estudo científico confirmou até agora que a cloroquina seja eficaz no combate ao coronavírus - Getty Images / iStockphoto
Nenhum estudo científico confirmou até agora que a cloroquina seja eficaz no combate ao coronavírus Imagem: Getty Images / iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

08/06/2020 20h04

O prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha, anunciou nas redes sociais que vai distribuir kits de cloroquina para moradores que forem diagnosticados com coronavírus.

"O município de Itapemirim distribuirá, mediante prescrição médica, kits de medicamentos com cloroquina e azitromicina a partir do resultado positivo do teste da covid-19, além de ampliar a testagem da população!", escreveu o prefeito.

Nenhum estudo científico confirmou até agora que a cloroquina seja eficaz no combate ao coronavírus. O Brasil tem mais de 700 mil casos da doença e mais de 37 mil mortos.

Recentemente, o médico João Gabbardo dos Reis, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, afirmou que o uso da cloroquina no combate à doença, uma aposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de seus apoiadores, oferece riscos à saúde dos pacientes em meio à pandemia.

A cloroquina não tem eficácia comprovada, mas foi usada no tratamento da covid-19 no Brasil e em outros lugares do mundo em casos específicos, sob supervisão médica.

O governo mudou recentemente o protocolo sugerindo o uso também em casos leves, o que é refutado por grande parte dos especialistas. Países como a França interromperam a aplicação diante de resultados de novos estudos, e a OMS (Organização Mundial da Saúde) decidiu suspender os estudos com a droga, liberando apenas a retomada de estudos com a hidroxicloroquina.