Topo

Esse conteúdo é antigo

SP promete quase 30 mil testes diários de covid-19 com soma da rede privada

Teste rápido para detectar covid-19 mostra resultado positivo para coronavírus - Eduardo Valente/Framephoto/Estadão Conteúdo
Teste rápido para detectar covid-19 mostra resultado positivo para coronavírus Imagem: Eduardo Valente/Framephoto/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/06/2020 13h58

O governo de São Paulo anunciou hoje que os testes de covid-19 feitos pela iniciativa privada vão ser contabilizados no mesmo cadastro de controle do poder público. Com isso, a expectativa é que, somando os dados, o estado consiga realizar quase 30 mil exames por dia.

Em entrevista coletiva concedida no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB) afirmou que a medida dará uma visão mais abrangente da pandemia e ajudará no combate ao novo coronavírus.

"A iniciativa privada já realiza cerca de 20 mil testes por dia. E, a partir de agora, será obrigatória a notificação por laboratórios privados ao setor público", afirmou.

O plano de contabilização destes dados foi apresentado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. Ela explicou que aumentar a base de pessoas testadas é importante para o estado saber como a pandemia da covid-19 está respondendo ao plano de retomada gradual.

Até o momento, o governo de São Paulo era informado somente dos casos positivos da doença. A inclusão destes outros resultados é considerada importante porque permite ampliar as informações no momento de traçar estratégias.