Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Saúde volta a divulgar números totais de casos e mortes em portal

Portal oficial do governo federal sobre a pandemia do coronavírus no Brasil volta a mostrar dados completos de mortes e casos - Reprodução
Portal oficial do governo federal sobre a pandemia do coronavírus no Brasil volta a mostrar dados completos de mortes e casos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

09/06/2020 16h30

O Ministério da Saúde voltou a divulgar hoje, no portal oficial, os dados completos de casos e mortes em decorrência do coronavírus no Brasil. Ontem, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que o governo retomasse a divulgação total no site.

Segundo os dados mais recentes, o país tem 707.412 diagnósticos e 37.134 óbitos. O governo deve fazer uma nova atualização por volta das 18h de hoje.

A forma como o governo divulga os registros vem sendo questionada desde a última sexta-feira (5), quando o portal saiu do ar por uma "manutenção" não anunciada, o que gerou críticas tanto do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique da Mandetta, quanto do ministro do STF, Gilmar Mendes, e de secretários estaduais.

Com isso, o levantamento da conceituada Universidade Johns Hopkins, referência no monitoramento da covid-19 no mundo, passou a trazer dados defasados sobre a situação brasileira após a decisão do governo brasileiro no sábado (6).

Apenas quase 20 horas depois de sair do ar, o site voltou para o público, mas deixou de trazer números consolidados sobre a doença e o histórico de sua evolução desde o primeiro caso brasileiro.

Já no último domingo, houve uma divergência sobre os óbitos nas últimas 24 horas. Em um primeiro momento, anunciou 1.382 mortes, mas mais tarde alterou o número para 525, uma redução de 857.

Consórcio da imprensa

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes recentes de autoridades e do próprio presidente colocaram em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.