Topo

Esse conteúdo é antigo

MPRJ e Receita apreendem 97 respiradores pagos com desvio de verba pública

MPRJ e Receita apreendem 97 respiradores que seriam usados no combate ao novo coronavírus pagos com desvio de verba pública - iStock
MPRJ e Receita apreendem 97 respiradores que seriam usados no combate ao novo coronavírus pagos com desvio de verba pública Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

09/06/2020 16h59

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Receita Federal apreenderam hoje 97 respiradores no aeroporto do Galeão, na Zona Norte do Rio, que foram pagos com dinheiro desviado dos cofres públicos. De acordo com as investigações, todo o material custou quase R$ 19 milhões.

Os equipamentos chegaram no país em dois voos distintos que, desde sua saída da China, vinham sendo monitorados pelos promotores de Justiça e auditores fiscais.

Os órgãos tinham como objetivo efetivar a ordem de sequestro expedida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, evitando o desvio da carga.

Em cumprimento à ordem judicial, os 97 ventiladores pulmonares deverão ser retirados pela Secretaria Estadual de Saúde para uso em pacientes portadores da covid-19.