Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: SP tem 365 mortes confirmadas em 24 h e registra novo recorde

Felipe Pereira e Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

16/06/2020 12h51

O estado de São Paulo teve 365 mortes confirmadas pela covid-19 nas últimas 24 horas — número mais alto desde o início da pandemia. O recorde anterior era de 340 vítimas do novo coronavírus, registrado no dia 10 de junho. Também houve recorde de casos confirmados em 24 horas - 8.825 pessoas infectadas.

No total, São Paulo contabiliza 11.132 mortes e 190.285 de casos de pessoas infectadas pela doença. De acordo com o governo paulista, os números são maiores às terças-feiras e uma consequência de um atraso na contabilização de casos aos sábados e domingos.

Os números não indicam que as mortes ocorreram no período, mas o momento em que foram oficialmente registradas. Por conta do período de incubação do novo coronavírus, os dados podem indicar contaminações que ocorreram até cerca de duas semanas atrás.

Estabilização na Grande SP

Questionado se São Paulo chegou ao pico da doença, o coordenador do Centro de Contingência covid-19, Carlos Carvalho, afirmou que a Grande São Paulo está perto de uma estabilização.

"Se já atingimos o máximo na Grande São Paulo, aparentemente, se olharmos os números do começo e metade de maio para cá, os indicativos são de que estamos chegando na estabilização. Na região da Grande São Paulo, sim", disse. "No interior, algumas cidades estão em fase ascendente. A média do estado, como grande parte da população está na região metropolitana, provavelmente estamos chegando na estabilização. Isso possibilitou que medidas se iniciassem no sentido de um certo retorno à normalidade. Se iniciaram as discussões para sair de um isolamento total para um futuro espero que o mais normal possível."

UTIs têm ocupação de 70,6%

Ainda segundo os dados divulgados pelo governo hoje, o estado tem uma ocupação de 70,6% nos leitos de UTIs. Na Grande São Paulo o número é de 77,1%.

Ao todo, 5.339 pessoas estão internadas em UTIs, enquanto 8.396 pacientes estão em enfermarias em todo o estado.