Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Teresina testa positivo para covid-19 e defende isolamento

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) - Divulgação
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) Imagem: Divulgação

Yala Sena

Colaboração para o UOL, em Teresina

21/06/2020 16h03

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), confirmou neste domingo (21) que testou positivo para a covid-19. Ele disse que, desde o dia 10, tinha indisposição, tosse, dor de cabeça e coriza, e chegou a suspender a agenda de trabalho. Fez um primeiro teste, no dia 13, que deu negativo. Com os sintomas persistindo, voltou a realizar o exame e, desta vez, foi diagnosticado com a doença.

Em seu perfil no Twitter, Firmino comentou sobre o teste e fez um apelo: "Agora, mais que nunca peço a vocês, se protejam, cuidem de quem vocês amam e fiquem em casa. Vamos vencer juntos", escreveu.

O prefeito informou que passa bem, mesmo com os sintomas. "Já estou bem, mas agora com o resultado confirmado, ficarei isolado em casa e tomando todos os cuidados e recomendações médicas. Estou tranquilo e continuarei trabalhando daqui".

A primeira-dama de Teresina, Lucy Silveira, que também é deputada estadual, e os filhos do prefeito serão monitorados e vão passar por testes.

Sofá ou caixão? Campanha polêmica viralisou

Firmino Filho ganhou destaque nacional com campanhas polêmicas a favor do isolamento social. Um dos vídeos produzidos pela prefeitura, que viralizou na internet, defendia a quarentena e questionava se população queria escolher entre o sofá ou o caixão.

Em outra campanha, a prefeitura surpreendia pessoas críticas à quarentena colocando a família no mesmo local e fazendo a seguinte pergunta: "Com o fim do isolamento social e um colapso do sistema de saúde, se houver apenas um leito de UTI disponível, qual dessas pessoas você salvaria?".

Críticas à postura do prefeito

Medidas anunciadas por Firmino —como a obrigatoriedade de testes rápidos em empresas e não autorizar a reabertura das atividades— fizeram com que ele sofresse ataques na internet e até em sua casa. Um grupo foi para a casa do prefeito e realizou gritos e buzinaço. Firmino acionou a Justiça.

Teresina registra 271 óbitos e 5.794 casos confirmados da doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi).