Topo

Esse conteúdo é antigo

IBGE: 4 milhões de pessoas apresentaram sintomas associados à covid em maio

Segundo o IBGE, pretos ou pardos representaram 70% das pessoas que tiveram algum dos sintomas associados à covid-19, como tosse - iStock
Segundo o IBGE, pretos ou pardos representaram 70% das pessoas que tiveram algum dos sintomas associados à covid-19, como tosse Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

24/06/2020 14h50Atualizada em 24/06/2020 14h54

Em maio, 4,2 milhões de pessoas (ou 2% da população) apresentaram sintomas conjugados de síndrome gripal que podiam estar associados à infecção pelo novo coronavírus, segundo levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esses sintomas, porém, foram informados pelos entrevistados e não pressupõem a existência de um diagnóstico médico.

As informações são da primeira divulgação mensal da PNAD COVID19, realizada hoje pelo instituto. O levantamento é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) realizada com apoio do Ministério da Saúde para quantificar as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal.

A PNAD COVID19 construiu um indicador síntese que conjugou, entre os sintomas investigados, os mais associados à covid-19. Os três conjuntos de sintomas utilizados foram: perda de cheiro ou de sabor; tosse, febre e dificuldade para respirar; ou tosse, febre e dor no peito.

Cimar Azeredo, diretor adjunto de Pesquisas do IBGE, explica a elaboração desse indicador se deu a partir de uma pesquisa recomendada pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, na sigla em inglês), observação de experiências internacionais e consulta a especialistas brasileiros do Inca, do Ministério da Saúde, da Fiocruz e da escola de enfermagem UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais.

"São os sintomas relacionados à síndrome gripal. Na pesquisa de julho serão inseridos outros sintomas, entre eles, a diarreia", complementa Azeredo.

Etnia, gênero e idade

As pessoas pretas ou pardas representaram 70% dos que apresentaram algum dos sintomas conjugados, e as mulheres representaram 57,4%. Pela distribuição etária, o maior percentual foi entre as pessoas de 30 e 59 anos (55,2%), seguido pelo grupo entre 20 e 29 anos (21,1%) e pelos idosos com 60 anos ou mais (11,1%).

Entre as pessoas que apresentaram sintomas conjugados, 31,3% (ou 1,3 milhões de pessoas) procuraram atendimento em estabelecimento de saúde. A maioria deles procurou atendimento em estabelecimentos públicos de saúde (postos de saúde, equipe de saúde da família, UPA, pronto-socorro ou hospital do SUS): 78,2%.

Além disso, 13,5% (61 mil) das pessoas que procuraram atendimento em hospitais com algum dos sintomas conjugados precisaram ficar internadas e, destas, 36,1% (22 mil) precisaram ser sedadas, intubadas e colocadas em respiração artificial.

*Com Agência IBGE Notícias