Topo

Esse conteúdo é antigo

Hospital de campanha do Ibirapuera receberá pacientes da região de Campinas

Do UOL, em São Paulo

08/07/2020 13h21

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje que o hospital de campanha do Ibirapuera, na capital, irá receber pacientes no novo coronavírus da região de Campinas a partir de amanhã.

"No Complexo do Ibirapuera, o governo do estado de São Paulo montou um hospital de campanha, moderno e completo. E, a partir de agora, ele passa a receber preferencialmente pacientes da região de Campinas e também de outras regiões do interior do estado de São Paulo. Por quê? Para permitir um atendimento correto e efetivo, sem o aumento de custos", informou Doria.

"Não há necessidade de montar um hospital de campanha em Campinas, por exemplo, se nós temos um hospital de campanha aqui montado, operando, em boas condições, e efetivamente seguindo as regras sanitárias plenas. Não há necessidade de gastar dinheiro público para desmontar um hospital e montar um outro em Campinas. É mais barato e eficiente providenciar transporte em ambulâncias, com UTI, e abrigar esses pacientes no hospital do complexo do Ibirapuera", acrescentou.

A iniciativa atende a um apelo do prefeito campineiro, Jonas Donizette (PSB). Em entrevista ontem à Globonews, Donizette lembrou o apoio oferecido pelo sistema de saúde da cidade frente aos número da pandemia na Grande São Paulo. Segundo dados da Prefeitura local, a cidade tinha 90,23% de leitos para a covid-19 ocupados.

"O que eu estou pedindo também é que quando São Paulo teve sua fase mais dura, Campinas socorreu São Paulo. Recebemos pacientes de Franco da Rocha, de Ferraz de Vasconcelos, que é a região metropolitana paulistana. O que a gente está pedindo agora é uma reciprocidade", afirmou Donizette.

Interior

No anúncio, Doria fez questão de elogiar o "bom trabalho" de Jonas Donizette, especialmente seguindo chamado Plano São Paulo. Mas reforçou a chamada interiorização da pandemia.

"Com a diminuição da propagação do coronavírus na capital e o aumento no interior, o hospital de campanha do Ibirapuera, a partir de hoje, será referenciado para atender os pacientes da região de Campinas e de outras regiões do interior de São Paulo, de acordo com demanda. São 240 leitos de enfermaria e 28 leitos de UTI", declarou.

O secretário Marco Vinholi, de Desenvolvimento Regional, ainda anunciou a distribuição de mais 87 respiradores para o interior do estado, "impactando as regiões de Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Sorocaba".

"Seguimos avançando com essa capacidade hospitalar, aumentando leitos fundamentalmente nas regiões que tem ocupação mais elevada — no caso, as regiões de Campinas e Ribeirão Preto, que hoje tem cinco novos leitos entrando em operação; de Sorocaba, que tinha ultrapassado 80% (de ocupação de leitos) e agora já tem ocupação menor que 80%; e a região de Franca, que estamos aumentando sua capacidade hospitalar", informou Vinholi.