Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Com 1,1 mi testes até junho, SP quer 30 mil por dia em agosto

Do UOL, em São Paulo

16/07/2020 13h02

Mais de 1,1 milhão de testes para o novo coronavírus foram realizados no estado de São Paulo até o final de junho. O número foi divulgado hoje pelo governo paulista em entrevista coletiva.

Conforme os dados apresentados no Palácio dos Bandeirantes, foram 26 mil testes ao longo de todo o mês de março, 108 mil em abril, 361 mil em maio e 663 mil em junho. No último mês, 65% foram de testes RT-PCR, enquanto 34% foram de testes rápidos. O outro 1% foi de outros métodos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o Estado de São Paulo quer terminar julho com 50 testes a cada 100 mil habitantes, chegando 70 testes a cada 100 mil habitantes em agosto.

"São parâmetros estabelecidos aqui pelo governo do Estado de São Paulo para atingir os 30 mil testes por dia no mês de agosto, tendo uma testagem contundente no Estado de São Paulo", disse Vinholi.

De acordo com Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, o objetivo era repetir modelos de sucesso no combate à pandemia.

"O governador João Doria (PSDB) nos pediu sempre para nos inspirarmos em práticas internacionais, mas sempre adaptarmos à nossa realidade. Com isso, olhamos os países que fizeram estratégias mais bem-sucedidas de testagem, e vimos em países como Alemanha e Coreia do Sul quais eram os indicadores e o nível de testagem que alcançaram", disse.

A Alemanha chegou a 50 testes a cada 100 mil habitantes em junho, ainda de acordo com a secretária. O estado de São Paulo, por sua vez, começou julho com 18 mil testes por dia. A cada 100 mil habitantes, o número de testes varia hoje entre 45 e 50, ainda de acordo com Patrícia Ellen.