Topo

Esse conteúdo é antigo

Saúde teve 'muita dificuldade' com testes, diz ex-secretário de Mandetta

Do UOL, em São Paulo

17/07/2020 15h27

Wanderson de Oliveira, ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde e um dos principais auxiliares do Ministério da Saúde durante o comando de Luiz Henrique Mandetta, afirmou hoje que teve "muita dificuldade" na pasta para conseguir que a testagem para o novo coronavírus fosse feita em um nível satisfatório.

"Nós tivemos muita dificuldade, reprogramações. Se vocês lerem o boletim número 12, explicamos detalhadamente o que seria possível e o cronograma de entrega da Fiocruz, que era a única fornecedora. Tivermos que fazer aquisição complementar com a Opas [Organização Pan-Americana da Saúde]. A composição dos testes moleculares carece de swabs, que são como cotonetes grandes, precisa de 2 por tubo, um pro nariz um para garganta, porque isso aumenta a qualidade da amostra e reduz os falsos negativos", disse em participação no UOL Entrevista, conduzido pelos colunistas Diogo Schelp e Constança Rezende.

"Além disso, tem a solução que vai dentro do tubo para transporte. Tanto a solução quanto o material de coleta (2 swabs + tubo) eram de aquisições estaduais. Os estados estavam fazendo licitações, mas não conseguiam fornecimento de quantidade e qualidade. O Ministério iniciou um chamamento público para aquisição, só que o mundo todo estava vivendo o desabastecimento de insumos. Nós tivemos problemas muito complexos que eu acho que ainda não estão superados, porque a testagem ainda tem se demonstrado um desafio muito grande para o Brasil", acrescentou.

Wanderson também foi questionado se o tamanho da tragédia, com mais de 75 mil mortes no Brasil por conta da covid-19, poderia ter sido menor se o governo federal tivesse seguido o plano de contingência da gestão Mandetta.

"Possivelmente [teria sido menor]. Nós estávamos num trabalho de construção de plano nacional, de coordenação de planos de resposta de emergência. Para responder pandemia com essa complexidade, seria fundamental dar continuidade àquele trabalho, de forma que permitisse articulação entre as iniciativas estaduais de distanciamento social para que a gente pudesse adequar à realidade de cada localidade", declarou.