Topo

Esse conteúdo é antigo

Interior ultrapassa a Grande São Paulo no número de mortes por covid-19

Vítimas da covid-19 são sepultadas no Cemitério da Vila Formosa, na zona leste de São Paulo-SP - Werther Santana/Eestadão Conteúdo
Vítimas da covid-19 são sepultadas no Cemitério da Vila Formosa, na zona leste de São Paulo-SP Imagem: Werther Santana/Eestadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

20/07/2020 13h29

O interior de São Paulo ultrapassou a região da Grande São Paulo no número absoluto de mortes por covid-19. De acordo com dados apresentados hoje pelo governo paulista, 5.612 pessoas morreram no interior e 5.318 na Grande São Paulo.

"Esse crescimento se dá em diversas regiões. Temos uma melhora em Sorocaba, Campinas, duas regiões que adicionamos novos leitos, trouxemos a necessidade do endurecimento das restrições e deu resultado. No alerta, as regiões do Vale do Ribeira, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e Piracicaba", disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Além disso, os dados apresentados mostram que o interior alcançou a capital do Estado no número de casos de covid-19, com 166 mil casos em cada uma dessas regiões.

Coordenador executivo do Centro de Contingência de São Paulo, João Gabbardo, afirma que o crescimento no interior está dentro do que era previsto. Mesmo assim, ele disse que o crescimento no número de mortes no interior foi de 24% na última semana.

"Realmente, nesta semana que passou, tivemos um número de mortes maior do que nas anteriores. Estávamos há três semanas com redução no número de óbitos. Mas isso não altera o que imaginávamos desde o início, que a capital tinha tendência de queda, manutenção nos números de casos e óbitos e uma provável expansão no interior. A pandemia tem curvas diferentes. De qualquer maneira, o dado do Estado, analisando a média móvel dos últimos sete dias, mostra estabilidade no número de mortes e houve um pequeno aumento nos últimos dias", afirmou Gabbardo.