Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria: ocupação de leitos a 65% em SP é 'margem confortável de atendimento'

Governador disse que Estado saiu de 3.500 para 7.400 unidades de UTI no combate à doença - Joel Silva/Folhapress (4.7.2018)
Governador disse que Estado saiu de 3.500 para 7.400 unidades de UTI no combate à doença Imagem: Joel Silva/Folhapress (4.7.2018)

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 23h20

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou hoje que o estado de São Paulo conta com praticamente 65% dos leitos de UTI ocupados, o que ele considera uma "margem confortável de atendimento" para os pacientes com a covid-19.

"Nenhum brasileiro em São Paulo ficou para trás. Hoje, o índice de ocupação das unidades de UTI é de 64,78%, praticamente 65%. Fizemos hospitais de campanha preparados e que funcionaram muito bem, alguns continuam funcionando", analisou o governador, em entrevista para a GloboNews.

Doria apontou que o sistema público de saúde no estado está "bem organizado", prestando bom atendimento e sem "qualquer risco à população". O governador disse também que saiu de 3.500 para 7.400 unidades de UTI no combate à doença.

"Dobramos aquilo que, ao longo de 30 anos, correspondeu, pelo sistema SUS [Sistema Único de Saúde], às unidades de terapia intensiva. Em menos de três meses, nós praticamente dobramos, garantindo, assim, assistência e atendimento", declarou.

São Paulo está há quase 120 dias lidando diretamente com a pandemia do coronavírus, ultrapassando hoje o número de 20 mil mortes e 422 mil infecções.

Na entrevista, Doria apontou que, se tudo correr bem com os testes feitos pelo Instituto Butantan, a vacina para covid-19 pode começar a ser produzida em novembro deste ano em São Paulo.

"Havendo esta aprovação ao final de outubro, o Instituto Butantan estará apto para iniciar em novembro a produção de 120 milhões de unidades dessa vacina contra o coronavírus."