Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Brasil tem recorde de casos em 24 h e registra 1.293 novas mortes

Coronavírus: registro de um velório no Cemitério da Vila Formosa, na zona leste de São Paulo (SP) - Mauro Borges/Futura Press/Estadão Conteúdo
Coronavírus: registro de um velório no Cemitério da Vila Formosa, na zona leste de São Paulo (SP) Imagem: Mauro Borges/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

22/07/2020 18h52Atualizada em 23/07/2020 00h09

O Brasil registrou hoje um recorde de notificações de casos de contágio pelo novo coronavírus em 24 horas. De acordo com levantamento do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, as secretarias estaduais incluíam nos registros, de ontem para hoje, mais 65.339 diagnósticos da covid-19.

É o maior número em um só dia, superando os 55.209 casos reportados em 19 de junho. O total de infectados desde o início da pandemia no Brasil chegou a 2.231.871.

Os dados do consórcio de imprensa também apontam que os estados somaram novas 1.293 mortes em decorrência da infecção provocada pelo coronavírus de ontem para hoje, o que eleva o total de vítimas a 82.890.

A média móvel indica que o Brasil teve 1.052 registros de mortes por dia na última semana. O grupo de veículos de comunicação passou recentemente a divulgar esse dado, que calcula a média de óbitos observada nos últimos sete dias. Essa operação é a mais adequada para acompanhar a tendência das estatísticas, por equilibrar as variações abruptas dos números ao longo da semana.

Segundo o levantamento, Sul (52%), Centro-Oeste (19%) e Norte (21%) apresentaram alta e só o Nordeste (-19%) teve queda. Com oscilação de 2%, o Sudeste se manteve estável. Entre os estados, 12 apontaram aceleração e 6, queda. Veja:

  • Aceleração: AP, GO, MS, MT, PA, PB, PR, RO, RR, RS, SC e TO
  • Estabilidade: BA, ES, MA, MG, PE, RJ, SE e SP
  • Queda: AC, AL, AM, CE, PI e RN

Balanço do governo também apontou recorde

Já o Ministério da Saúde anunciou que passou a contar, nas últimas 24 horas, 67.860 novos diagnósticos confirmados de covid-19. É também um novo recorde diário de notificações, superando a marca de 54.771 pacientes registrados também em 19 de junho. Com isso, o total de infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia está em 2.227.514.

Foram contabilizadas, no mesmo período, mais 1.284 mortes causadas pela covid-19. De acordo com o governo federal, agora o total de mortos pela infecção provocada pelo novo coronavírus chegou a 82.771.

A pasta disse também que contabilizou 1.532.138 pacientes recuperados da doença. Outros 612.605 estão em acompanhamento.

Novo teste de Bolsonaro para covid-19 tem resultado positivo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continua infectado pelo coronavírus e permanecerá em isolamento no Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo. O resultado do teste foi confirmado na manhã de hoje.

Recluso há praticamente 14 dias, o mandatário alimentava expectativa de estar curado e retornar às funções sem restrições médicas ainda nesta semana.

Este é o terceiro teste de covid-19 feito pelo presidente que dá positivo. O primeiro resultado foi revelado em 7 de julho, quando ele descobriu a doença. Posteriormente, em 15 de julho, Bolsonaro se submeteu a novo exame, e o laudo mostrou que ele ainda não estava curado.

Veículos se unem em prol da informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro (sem partido) de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa e assim buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes recentes de autoridades e do próprio presidente colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.