Topo

Esse conteúdo é antigo

Pazuello promete 'transparência' com portaria que considera testes clínicos

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello -
O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello

Do UOL, em São Paulo

22/07/2020 19h42

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse hoje, em coletiva de imprensa em Santa Catarina, que a portaria publicada ontem pela pasta trará "maior transparência" ao considerar casos e óbitos por coronavírus a partir de clínicos (e não só testes específicos para o diagnóstico da covid-19).

"Todo esse movimento visa a chegarmos em dados mais corretos e maior transparência. Até então, os diagnósticos eram contabilizados apenas a partir de testes [rápidos ou PCR], hoje trabalhamos também com notificação em cima de diagnóstico clínico. Isso vai nos dar visão uma visão mais efetiva da contaminação", afirmou.

A portaria também passa a considerar notificações do setor privado e, segundo o ministro interino, "vai dar mais precisão aos gráficos de contaminação e permitir que as políticas sejam mais efetivas".

A portaria 1.792 altera outra, que havia sido publicada em março deste ano, e define que rede pública e rede privada reportem ao Ministério da Saúde tofos os resultados de testes de coronavírus, sejam positivos, negativos ou inconclusivos, "qualquer que seja a metodologia utilizada" — incluindo, portanto, os exames clínicos.

Ainda segundo a portaria, a notificação deverá ser feita no prazo de 24 horas, contado a partir do resultado do teste, "mediante registro e transmissão de informações na Rede Nacional de Dados em Saúde".

O Ministério da Saúde anunciou hoje, primeiro dia do novo sistema de contagem, que recebeu, nas últimas 24 horas, 67.860 novos diagnósticos confirmados de covid-19. É um novo recorde diário de notificações, superando a marca de 54.771 pacientes registrados no último dia 19 de junho.

Com isso, o total de infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia está em 2.227.514.

Foram contabilizadas, no mesmo período, mais 1.284 mortes causadas pela covid-19. De acordo com o governo federal, agora o total de mortos pela infecção provocada pelo novo coronavírus chegou a 82.771.

A pasta disse também que contabilizou 1.532.138 pacientes recuperados da doença. Outros 612.605 estão em acompanhamento.