Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Últimas notícias e o que sabemos até esta quinta-feira (23)

22.jul.2020 - Movimentação das ruas de São Paulo durante a pandemia do novo coronavírus - Cesar Conventi / Estadão Conteúdo
22.jul.2020 - Movimentação das ruas de São Paulo durante a pandemia do novo coronavírus Imagem: Cesar Conventi / Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

23/07/2020 12h22Atualizada em 23/07/2020 20h11

O Brasil registrou 1.311 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas, segundo balanço oficial do Ministério da Saúde. Ao todo, foram contabilizados 84.082 óbitos.

O país chegou à marca de 2.287.475 diagnósticos confirmados da covid-19, com 59.961 casos novos da doença identificados no último boletim.

O total de recuperados chegou a 1.570.237 representando 68,6% do total de infectados. Os casos em acompanhamento são 633.156, 27,7% do montante de contaminados.

Brasil já tem 1% da população infectada

Com o recorde de casos registrados ontem e após mais de quatro meses de pandemia no país, 1% da população brasileira já está oficialmente infectada pelo novo coronavírus.

Da população de mais de 211 milhões, conforme o IBGE, 2.227.514 foram infectados pela covid-19. Isso representa 1,05% de contaminação. Apesar disso, o país testa pouco a população, ou seja, os números podem ser muito maiores que os registrados.

Também de acordo com o IBGE, aproximadamente 2,4 milhões de pessoas (ou 1,1% da população) apresentavam pelo menos um dos sintomas conjugados de síndrome gripal que podem estar associados à covid-19 no mês de junho.

Segundo a pesquisa PNAD Covid-19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada hoje, essas pessoas reclamaram da perda de olfato ou paladar, febre, tosse, dificuldade de respirar ou dor no peito. Em maio, elas eram 4,2 milhões.

Mandetta admite chance de candidatura à presidência em 2022

Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM) disse ontem que pode concorrer como candidato a presidente ou a vice em 2022. Em entrevista à Band News TV, ele afirmou que vai participar das eleições.

"Em 2022 eu vou estar em praça pública lutando por algo em que acredito. Se o Democratas acreditar na mesma coisa, eu vou. Se o Democratas achar que ele quer outra coisa, eu vou procurar o meu caminho. Eu vou achar o caminho. Como candidato, ou carregando o porta-estandarte do candidato em que eu acreditar. Mas que eu vou participar das eleições, eu vou."

Deputado federal pelo Mato Grosso do Sul entre 2011 e 2019, Mandetta viu seu nome ganhar popularidade após assumir o posto de ministro da Saúde do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

43% dos lares brasileiros recebem algum auxílio ligado à crise

O valor médio do benefício foi de R$ 881 por domicílio - Saulo Ângelo/Futura Press/Estadão Conteúdo - Saulo Ângelo/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Saulo Ângelo/Futura Press/Estadão Conteúdo

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje que 43% dos domicílios brasileiros receberam algum tipo de ajuda do governo relacionada à pandemia do novo coronavírus em junho. Em maio, o percentual foi de 38,7%.

O índice de junho corresponde a 29,4 milhões de domicílios —eram 26,3 milhões em maio— e leva em conta programas como auxílio emergencial e o benefício emergencial pago a quem teve o salário reduzido.

Denúncia do Sindicato dos Médicos de São Paulo

"Estou fazendo um pé de meia para quando ficar doente." A declaração é de uma médica que está na linha de frente do combate à covid-19 em uma unidade de saúde em São Paulo, mas não possui vínculo empregatício, recebendo por plantão através de sua empresa individual.

De acordo com Victor Dourado, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), como não há vínculos formais e os médicos são tratados como empresas, os profissionais que se indispõem com a chefia podem ser mandados mais facilmente embora. Por conta disso, o assédio moral, segundo ele, aumentou consideravelmente durante a pandemia.

Sobre a situação, o procurador João Filipe Sabino afirma que o Ministério Público do Trabalho recebe, em seu site, denúncias individuais ou coletivas para investigar fraudes trabalhistas envolvendo profissionais de saúde. E garante sigilo aos envolvidos.

Volta às aulas no Rio de Janeiro

A Fiocruz prevê até 3.000 novas mortes no estado do Rio por covid-19, caso as aulas nas escolas forem retomadas a partir de agosto.

O estudo traça um panorama em todo o país do impacto da volta às aulas em uma população de mais de 9 milhões de pessoas do grupo de risco que convivem na mesma casa com crianças e adolescentes em idade escolar —600 mil delas moram no Rio.

A estimativa leva em consideração idosos com mais de 60 anos e pessoas com diabetes, problemas no coração ou no pulmão que convivem na mesma casa com ao menos uma pessoa com idade entre 3 e 17 anos.

O levantamento foi desenvolvido com base na Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo IBGE em parceria com o Laboratório de Informação em Saúde da Fiocruz.

A dificuldade para acompanhar as aulas remotas e o receio de como será a volta às aulas em diferentes regiões do país, no entanto, pode deve intensificar o abandono de escola entre alunos mais pobres.

Secretário critica interior de SP por flexibilização

O infectologista do hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn, anunciado anteontem como novo secretário de Saúde de São Paulo, disse hoje que a interiorização da pandemia do coronavírus no estado se deve em parte pela forma como cidades do interior flexibilizaram as medidas de isolamento social.

Em entrevista à CNN, Gorinchteyn ainda afirmou que houve uma "banalização" dessas ações.

"O que nós vemos é que realmente em termos de município, São Paulo ainda tem 20% dos seus municípios aumentando, incrementando o número de casos, isso era algo que já era previsto."

Nas últimas 24 horas, o estado registrou 16.777 novos casos oficiais de covid-19. O recorde é de 19.030 casos, apontado em 19 de junho.

Filha de Pazuello é nomeada supervisora na RioSaúde

O Diário Oficial do Rio de Janeiro trouxe na edição de hoje a nomeação de Stephanie Santos Pazuello para o cargo de supervisora da Diretoria de Gestão de Pessoas da Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S.A, a RioSaúde.

Stephanie é filha do general Eduardo Pazuello, o ministro interino da Saúde.

A nomeação foi feita com data retroativa, assim Stephanie Pazuello estaria ocupando o cargo desde o dia 6 de julho.

Novos casos na China

A Comissão Nacional de Saúde informou que foram registrados 22 novos casos de coronavírus na China ontem, 18 deles em Xinjiang, na região noroeste do país, que vive um novo surto nos últimos dias.

Em relação aos casos assintomáticos, que a China não conta como confirmados, foram registrados 31 novos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A capital da província, Urumqi, implementou medidas de contenção, suspendeu o transporte e está conduzindo uma campanha maciça de testes para conter a nova propagação da covid-19.

Além disso, a China relatou três casos "importados", um em Xangai, um em Guangdong e um em Shaanxi, além de uma transmissão local na província de Liaoning.

ONU sugere renda básica temporária

Uma renda básica temporária para as 2,7 bilhões de pessoas mais pobres do mundo em 132 países em desenvolvimento pode ajudar a retardar a propagação do coronavírus, permitindo que a população fique em casa, de acordo com um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento divulgado hoje.

O administrador do Programa, Achim Steiner, disse que essa foi a opção encontrada durante a pandemia do novo coronavírus.

"Os planos de resgate e recuperação não podem se concentrar apenas em grandes mercados e grandes empresas."

Recorde de casos na Argentina

A Argentina registrou ontem 5.782 novos casos de coronavírus, quebrando o recorde nacional diário pela segunda vez seguida, o que elevou o total de infectados desde o começo da pandemia para 141.900, segundo dados do Ministério da Saúde.

Além disso, também foram confirmadas outras 98 mortes por covid-19. Com isso, já são 2.588 vítimas da pandemia no país vizinho.

O governo da província de Buenos Aires, inclusive, onde vivem 38% dos argentinos, vai pagar para os infectados por coronavírus aceitarem ficar nos chamados Centros de Isolamento Social.

Já no Paraguai, a morte de um preso de 68 anos elevou ontem o número de vítimas do novo coronavírus no país a 36, enquanto o total de casos de covid-19 chegou a 4 mil.

O óbito foi anunciado durante a manhã pelo Ministério da Justiça, que detalhou que o detento, que cumpria pena em Ciudad del Este, na fronteira com o Paraná, morreu em um centro de saúde pública do município.