Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo não entraria na fase verde mesmo com novas regras para reabertura

Alex Tajra, Emanuel Colombari e Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

27/07/2020 14h06

A cidade de São Paulo não entraria imediatamente na fase verde do plano de reabertura gradual da economia mesmo com as novas regras apresentadas pelo governo hoje. O município atende a alguns fatores que renderiam a transição, mas não atende aos critérios absolutos de mortes de covid-19 por 100 mil habitantes e internações a cada 100 mil habitantes.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, uma região só pode ser promovida dentro do plano se atender aos dois critérios e permanecer na fase amarela por quatro semanas.

"O número que vai ser confirmado pelo Centro de Contingência está entre 30 e 40 internações a cada 100 mil. São Paulo está entre 70 e 80 a cada 100 mil. O mesmo para óbitos. Colocamos o número de cinco óbitos a cada 100 mil e a capital está com um número maior. São indicadores que têm sido utilizados mundialmente hoje e que, na discussão com o Centro de Contingência, insistiram em ter essas travas além das quatro semanas na fase amarela. O município atende às quatro semanas, mas tem que atingir essa base para a transição", afirmou a secretária.

O município de São Paulo atende a alguns critérios da fase verde, como leitos de UTI disponíveis para o tratamento da covid-19 e evolução da epidemia. Além disso, a cidade já completou quatro semanas na fase amarela. Apesar disso, o governo paulista adota cautela ao decidiu ou não pelo avanço do faseamento.

"Além dos critérios, vamos ter que manter uma análise nos 28 dias. São três dados e uma estabilidade prolongada. Isso vai dar essa segurança para o faseamento progredir ou não. Temos que ter muita atenção porque são dados de segurança", disse o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.