Topo

Esse conteúdo é antigo

MPF recomenda adoção de medidas contra a covid-19 para indígenas no Pará

MPF recomenda à Sesai ações contra a covid-19 em aldeias indígenas no Pará - Edgar Kanaykõ Xakriabá Etnofotografia | antropologia
MPF recomenda à Sesai ações contra a covid-19 em aldeias indígenas no Pará Imagem: Edgar Kanaykõ Xakriabá Etnofotografia | antropologia

Do UOL, em São Paulo

28/07/2020 17h34

O MPF (Ministério Público Federal) recomendou à Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) a contratação de equipes de saúde e condutores de barcos para o atendimento de indígenas com sintomas da covid-19 do baixo Tapajós e Arapiuns, no Pará. Ainda é solicitado o aluguel de quartos em hotéis em Santarém (PA) para o isolamento social fora das aldeias.

De acordo com o órgão, segundo o quadro epidemiológico e demográfico da região, realizado pela Sesai em 2017, foi identificado a necessidade da contratação de quatro Equipes Multidisciplinares de Atenção Básica à Saúde Indigena (EMSI) para atender 6.647 indígenas de 48 aldeias diferentes na região cadastradas no Siasi (Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena).

Segundo o MPF, a recomendação se faz necessária devido às especificidades imunológicas e epidemiológicas que torna os indígenas mais suscetíveis ao novo coronavírus, salientando que doenças respiratórias são uma das principais causas de morte desses povos.

O baixo efetivo de equipe de saúde dificulta o monitoramento de casos da covid-19 nas aldeias, além de resultar em uma maior necessidade de remoção de indígenas para os grandes centros urbanos, favorecendo a ampla disseminação do vírus, ressalta a ação do Ministério Público Federal.