Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Após atraso em dados, SP registra 330 mortes em 24 horas

Número de vítimas da covid-19 foi de 22.059 para 22.389 - Werther Santana/Eestadão Conteúdo
Número de vítimas da covid-19 foi de 22.059 para 22.389 Imagem: Werther Santana/Eestadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

29/07/2020 13h27

O estado de São Paulo superou até ontem a marca de 500 mil casos de coronavírus, e registrou quase 14 mil novos nas últimas 24 horas. Os dados foram apresentados hoje pelo secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Ao todo, até o balanço de ontem, eram 500.301 casos em São Paulo desde o início da pandemia. De lá para cá, foram 13.896 novos casos registrados, totalizando 514.197 no balanço divulgado hoje. Em relação a óbitos, foram 330 registrados nas últimas 24 horas. O número foi de 22.059 (ontem) para 22.389 (hoje).

A taxa de ocupação de UTIs no estado é de 65,5%. Além disso, há 5.214 pacientes internados em leitos de terapia intensiva e 7.391 em enfermarias.

O atraso na divulgação dos dados, segundo Jean Gorinchteyn, foi resultado de "uma incompatibilidade no acesso a essas informações". O problema, apontado na comunicação com o Ministério da Saúde, já havia represado dados na última semana. O secretário, no entanto, garante que o problema já foi solucionado.

"São Paulo faz uma tabulação digital — portanto, automática, não manual. E frente à modificação do sistema do Ministério da Saúde, com novas variáveis, houve uma incompatibilidade no acesso a essas informações, especialmente dos municípios para o ministério. Desta maneira, passamos a ter problemas semana passada", relatou.

"Esse problema voltou a ser uma recorrência no início da semana, o que fez com que a equipe de tecnologia de informática da secretaria de estado da Saúde prontamente se debruçasse para resolver esse problema nas duas últimas madrugadas", acrescentou.

Aumento da média móvel

O coordenador executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo, ainda destacou o crescimento nos números da média móvel de casos no estado em pouco tempo. No entanto, para ele, os resultados refletem o reforço na testagem.

"Quem examinar os dados pode até ficar surpreso. Uma semana atrás, a nossa média móvel de casos confirmados em São Paulo era de 6,6 mil pacientes por dia. A nossa média móvel de hoje é de 10,7 mil. Por que acontece isso? O governador (João Doria, PSDB) já salientou que houve um acréscimo de 500% na testagem de abril para julho em São Paulo. O doutor Dimas (Covas, diretor do Instituto Butantan) afirma que o estado de São Paulo é o estado que mais faz testes no país hoje", argumentou Gabbardo, que viu nos números uma resposta à subnotificação de casos.

"É esperado que esse aumento de casos confirmados ocorra. Mas é importante destacar que a confirmação desses casos nos leva à identificação de pacientes portadores do vírus, nesses casos leves, nesses pacientes que não vão para hospital, e o seu isolamento. Quando conseguimos identificar e isolar esses pacientes, nós evitamos que eles continuem na comunidade, transmitindo o vírus para outras pessoas."