Topo

Esse conteúdo é antigo

Instituto Butantan faz testes gratuitos de covid-19 em formato drive-thru

O teste PCR detecta a presença do vírus no momento da coleta da amostra - Chris Graythen/Getty Images
O teste PCR detecta a presença do vírus no momento da coleta da amostra Imagem: Chris Graythen/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/07/2020 17h15

Com o objetivo de ampliar a testagem da covid-19 em São Paulo, o Instituto Butantan vai promover até o dia 10 de agosto um "drive-thru" de testes PCR gratuitos no Shopping SP Market, localizado na Zona Sul da capital paulista.

A ação começou ontem e vai até o dia 10 de agosto no estacionamento do shopping, entre as 8h e as 17h. Até o dia 5 de agosto, serão distribuídas 200 senhas por dia. A partir dessa data, o Instituto vai realizar 400 testes diários.

O teste PCR detecta a presença do vírus, ou seja, a infecção na fase aguda. O público-alvo desse mutirão de testagem é a população assintomática.

Ao retirarem sua senha para atendimento, os interessados em fazer testes deverão preencher um formulário. Depois, terão amostras das narinas e garganta coletadas por uma equipe de técnicos do Butantan para análise no laboratório do próprio Instituto. Os resultados serão enviados em até 72 horas por e-mail.

"Existe uma orientação da Organização Mundial da Saúde para se fazer o maior número de testes possível. E o Butantan vem trabalhando intensamente neste intuito, coordenando a Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de covid-19 no Estado de São Paulo, realizando ações de testagem em populações vulneráveis, entre outras. Esta que estamos iniciando agora ainda é um piloto, mas visa democratizar o acesso ao teste. Se essa experiência demonstrar sucesso, pretendemos ampliá-la", afirma o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Serviço gratuito drive-thru de exame PCR para diagnóstico de covid-19

Quando: de 30 de julho a 10 de agosto de 2020

Horário: das 8h às 17h - retirada de senha até o limite de 200 atendimentos. A partir do dia 5/8 a capacidade será de 400 atendimentos.

Local: Estacionamento do Shopping SP Market

Avenida das Nações Unidas, 22540 - Jurubatuba - São Paulo/SP