Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria diz que não está tomando cloroquina: Sigo os médicos, não o Bolsonaro

João Doria: 'só tomo aquilo que os médicos recomendaram, não o que o presidente Bolsonaro recomenda' Imagem: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

12/08/2020 19h34

Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) afirmou hoje que não está tomando cloroquina no tratamento contra a covid-19. Ele aproveitou a oportunidade para cutucar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), defensor do medicamento que não tem comprovação científica para a doença.

"De jeito nenhum. Só tomo aquilo que os médicos recomendaram, não o que o presidente Bolsonaro recomenda. E os médicos não me recomendam cloroquina. Aliás, o Dr. [infectologista] David Uip não me prescreveu nenhum medicamento, apenas o isolamento", disse o governador, em entrevista à CNN Brasil.

"Não houve recomendação [da cloroquina] e nem haveria recomendação para isso, embora eu respeite, porque é um medicamento que apenas médicos devem recomendar e com a concordância do paciente. Mas aqui não houve espaço e nem necessidade", acrescentou.

Hoje pela manhã, Doria anunciou que testou positivo para a doença, mas que está assintomático. Sua mulher, Bia Doria, também está com a doença e sem sintomas. Eles permanecerão em casa, em isolamento, por 10 dias.

"Daqui continuarei a trabalhar, nesse tempo que é o recomendado pela ciência para as pessoas infectadas. Estou assintomático, não tenho dor. Mas vou seguir todas as orientações médicas. E hoje já trabalhei, usando a virtualidade para prosseguir à frente do governo de São Paulo", acrescentou o político para a CNN.

"Sou cuidadoso"

Já em entrevista para a Band, no final da tarde, Doria contou que não ficou abalado ao saber que tinha sido infectado, mas que logo se planejou para entrar em isolamento.

"Eu não fiquei abalado, eu recebi isso com equilíbrio, com sensatez. Eu procurei, ao receber a informação de que o teste foi positivo, administrar", contou Doria, no programa Brasil Urgente.

"Foram 15 minutos antes de eu descer para a coletiva de imprensa. Eu recebi uma ligação, uma pessoa pediu que eu saísse da sala porque era urgente, e recebi a notícia de que meu teste estava positivo."

Segundo o governador, ele sempre foi "extremamente cuidadoso" e definiu o vírus como sendo "imprevisível".

"E o fato de eu não ter sintomas não desobriga às pessoas de tratarem com muita seriedade. Porque a covid mata, matou mais de 103 mil brasileiros, não é gripezinha, não é resfriadinho, não é uma coisa passageira."

Servidores serão testados

O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, declarou hoje que todos os servidores que estiveram mais de 15 minutos e a menos de um metro de Doria passarão por testes.

A lista inclui os secretários Flavio Amary (Habitação) e Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Doria diz que não está tomando cloroquina: Sigo os médicos, não o Bolsonaro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde