Topo

Esse conteúdo é antigo

'Parte da população decretou erroneamente o fim da quarentena', diz Doria

Governador João Doria (PSDB) durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes - Marcello Zambrana/Agif/Estadão Conteúdo
Governador João Doria (PSDB) durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes Imagem: Marcello Zambrana/Agif/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

17/08/2020 10h49

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse hoje que parte da população do estado "decretou erroneamente o fim da quarentena". Em entrevista à "BandNews FM", o político tucano pediu que as pessoas respeitem as orientações da ciência e redobrem os cuidados contra o novo coronavírus.

"Parte da população erroneamente decretou o final precoce da quarentena. Não houve e nem pode haver final precoce, estamos na oitava quarentena em São Paulo, a maioria dos estados está em quarentena, obedecendo a ciência", disse. Muita atenção, muito cuidado no isolamento, no distanciamento social, na utilização de máscara."

Na última semana, Doria e sua esposa, Bia, foram diagnosticados com covid-19 e ambos estão assintomáticos. Segundo o governador há uma chance de eles terem contraído a doença ao manusearem embalagens de delivery infectadas.

"Quero especificar que embalagens que chegam à sua casa podem estar contaminadas. É importante que você borrife álcool 70% ou usar luvas. Muito provável essa foi essa a razão da nossa contaminação devido a todo cuidado que tomamos. Esse cuidado de receber delivery, use luvas para abrir e descarte depois. Se não tiver luvas, borrife álcool 70%", comentou.

Volta às aulas

Doria também falou sobre o retorno às aulas presenciais no estado, previsto para o dia 7 de outubro. O político tucano destacou que a volta só acontecerá caso as regiões do estado cumpram as medidas previstas no plano de retomada gradual das atividades econômicas.

"Muito importante é respeitar os educadores. O governo de São Paulo é descentralizado, eu não tomo decisões que não sejam compartilhadas e aprovadas previamente por todas as áreas do governo. Temos na secretaria da Educação um educador, ex-ministro, uma pessoa que conhece todas as questões relativas à educação pública e vem conduzindo muito bem a retomada. O retorno na rede pública e privada está previsto para 7 de outubro, mas condicionada ao cumprimento do Plano São Paulo. Toda a região precisa estar na fase amarela por 28 dias consecutivos. Na primeira etapa, voltam apenas 35% dos alunos, depois mais 35% e por último os demais 30%", disse.