Topo

Esse conteúdo é antigo

Crivella faz acordo com empresa dos EUA para testar coquetel contra a covid

16.ago.2020 - Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), prefeito do Rio; ontem ele anunciou que o Rio fará testes com coquetel contra a covid-19 produzido por um laboratório dos EUA - Divulgação/Prefeitura do Rio
16.ago.2020 - Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), prefeito do Rio; ontem ele anunciou que o Rio fará testes com coquetel contra a covid-19 produzido por um laboratório dos EUA Imagem: Divulgação/Prefeitura do Rio

Do UOL, em São Paulo

19/08/2020 09h19

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), assinou um acordo com um laboratório norte-americano para testar um coquetel de anticorpos contra a covid-19. O medicamento é desenvolvido pela Sorrento Therapeutics e os primeiros resultados pré-clínicos das aplicações foram divulgados em maio.

Segundo a empresa, o anticorpo encontrado inibe, em apenas quatro dias, 100% a infecção pelo Sars-CoV-2. Na coletiva de ontem, Crivella não informou qual seria o critério de realização dos testes e ressaltou que o remédio traz "alta esperança".

"É um remédio com alta esperança para quem já contraiu a doença e está em tratamento, seja intubado, seja em enfermaria. Um anticorpo, geneticamente modificado, clonado, e se faz um coquetel de anticorpos. Os resultados dos testes em laboratório foram excelentes", disse o prefeito.

Os selecionados para o ensaio clínico serão pacientes já diagnosticados com a doença. Ainda não há o número de pessoas que participarão desses testes do medicamento.

Chamado de STI-1499, o anticorpo usado pela farmacêutica se destacou entre bilhões de candidatos pesquisados. Ele bloqueou completamente a ligação da proteína spike do coronavírus (semelhante a uma coroa em volta do vírus) com o receptor ACE2, localizado nas células humanas. O Sars-CoV-2, então, não consegue se replicar e espalhar a infecção.

A Sorrento diz que pode produzir até 200.000 doses por mês e planeja fazer 1 milhão de doses enquanto busca aprovação pela FDA, agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos. O coquetel também só pode ser liberado para testes no Brasil quando tiver a autorização da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária).

Ainda segundo Crivella, o laboratório vai investir nos testes e não haverá despesas para a prefeitura. "Assinamos esse acordo há poucos dias, e eu espero que esse remédio seja uma grande saída para nós".