Topo

Esse conteúdo é antigo

Vacina contra covid-19 será obrigatória na Austrália

Austrália vai exigir que 95% da população seja vacinada contra o novo coronavírus - Miguel Noronha/Futura Press/Estadão Conteúdo
Austrália vai exigir que 95% da população seja vacinada contra o novo coronavírus Imagem: Miguel Noronha/Futura Press/Estadão Conteúdo

Da ANSA

19/08/2020 10h35

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, afirmou que tornará obrigatória a vacinação da população quando a imunização contra o novo coronavírus for descoberta.

"Será obrigatório na medida do que pode ser obrigatório. Sempre há exceções à vacina, por razões médicas, mas essa deve ser a única", disse o premiê em uma entrevista divulgada pela emissora de Melbourne 3AW.

Morrison ainda ressaltou que o governo fará a vacinação gratuita, mas que sabe que isso não vai acontecer neste ano, e que será necessário que 95% da população seja vacinada para que o país "volte à normalidade".

A fala do premiê ocorreu pouco após o governo confirmar que fechou uma acordo com a farmacêutica AstraZeneca, que produzirá e distribuirá a vacina ChAdOx1 nCoV-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Para Morrison, essa é a imunização "mais promissora" no mundo.

A ChAdOx1 nCoV-19 é uma das mais avançadas nas fases de testes, estando na última etapa, como outras cinco vacinas candidatas e a polêmica vacina russa Sputnik V (que não tem acompanhamento e cadastro na Organização Mundial da Saúde).

Até hoje, a Austrália exige a vacinação de crianças em casos de algumas doenças, como para pólio, sarampo e tétano, antes que elas entrem nas escolas.

Até hoje, conforme dados do Centro Universitário Johns Hopkins, o país contabiliza 23.993 casos da covid-19 e 450 mortes pela doença.