Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo vai fazer lives para falar sobre saúde mental na pandemia

Serão três transmissões ao vivo para falar de saúde mental em crianças, trabalhadores e idosos - iStock
Serão três transmissões ao vivo para falar de saúde mental em crianças, trabalhadores e idosos Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

24/08/2020 18h54

O Ministério da Saúde anunciou hoje o Programa Mentalize, uma série de lives no YouTube para falar sobre saúde mental durante a pandemia do novo coronavírus.

Serão três transmissões, na terça-feira (25), quarta-feira (26) e quinta-feira (27), sempre às 19h no canal do YouTube do Ministério da Saúde.

Trata-se de uma parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). De acordo com Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, serão convidados "profissionais capacitados com expertise em psiquiatria e psicologia" para falar sobre questões de saúde mental em diferentes setores da população.

Na terça-feira (25), serão abordados temas de saúde mental em crianças e adolescentes: transtornos de aprendizagem, uso de drogas e uso inadequado da internet e de jogos eletrônicos.

A live de quarta-feira (26) será sobre a saúde mental dos trabalhadores: os profissionais darão informações sobre como identificar depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático e síndrome do esgotamento profissional.

No último dia, quinta-feira (27), o tema é a saúde mental de idosos. "Depressão e demência", "como envelhecer sem enlouquecer" e "reorientação da rotina diária" são os tópicos apresentados pelo Ministério da Saúde.

A secretária afirma que o governo espera alcançar 200 milhões de brasileiros com a ação. De acordo com a pesquisa mais recente realizada pelo IBGE, 80,2% das residências brasileiras têm acesso à internet — na área rural, a porcentagem de casas conectadas cai para 49,2%.