Topo

Seis meses após 1º caso, SP tem apenas uma cidade sem registros de covid-19

Doria confirmou hoje que a cidade de Santa Mercedes continua sendo a única sem casos de coronavírus - ALOISIO MAURICIO/ ESTADÃO CONTEÚDO
Doria confirmou hoje que a cidade de Santa Mercedes continua sendo a única sem casos de coronavírus Imagem: ALOISIO MAURICIO/ ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

26/08/2020 14h00

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), lembrou hoje durante entrevista coletiva os seis meses desde o primeiro caso de covid-19 confirmado no estado e também no Brasil, em 26 de fevereiro. Desde então, a doença causada pelo novo coronavírus se espalhou por quase todos os 645 municípios paulistas.

A exceção é a cidade de Santa Mercedes, confirmada hoje pelo governo como a única que ainda não registrou casos de contaminação. Com pouco menos de 3 mil habitantes, a cidade pertence à região de Presidente Prudente e fica a cerca de 660 quilômetros da capital.

"Ao logo desse período, infelizmente, o Brasil perdeu 116 mil pessoas, vidas perdidas", comentou Doria, que contraiu o coronavírus, permaneceu assintomático, e levou dez dias para se curar, ficando de quarentena em sua casa até a semana passada.

"Compartilho aqui a dor dos familiares que perderam seus entes queridos ou amigos que se foram e me solidarizo também com aqueles que ainda estão em tratamento e se recuperando da covid-19. Espero que todos possam se restabelecer como eu e voltem ao convívio dos seus familiares", completou o governador.

Na entrevista de hoje, Doria anunciou o lançamento de uma plataforma digital de fomento ao emprego, que tem como objetivo auxiliar na retomada econômica no estado. O projeto promete fazer a ligação entre trabalhadores que procuram emprego e as empresas com postos disponíveis e foi batizado de "Meu Emprego, Vaga Certa".

Pandemia permanece

Enquanto o vírus não chega ao último reduto sem casos do estado, São Paulo já acumula, segundo dados do governo divulgados hoje, 29.194 mortes e 776.135 registros de pessoas contaminadas pelo coronavírus. Por outro lado, 592.537 infectados já se recuperaram da covid-19 no estado.

Nas últimas 24 horas, o número de mortes foi de 282 e foram registrados 10.465 novos casos, com aumento de 1,37% em relação ao dia anterior.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado é de 54,9% e de 52,9% na região metropolitana de São Paulo. Há 4.987 pacientes internados em UTI e 6.355 em enfermaria no estado.

1º caso

O primeiro registro de contaminação pelo novo coronavírus no Brasil foi de um homem de 61 anos, residente da capital paulista, e que tinha voltado de uma viagem a Milão, na Itália. Ele teve sintomas respiratórios e se recuperou duas semanas após o diagnóstico da infecção.

Já a primeira morte por covid-19 no país também foi em São Paulo. Inicialmente, foi registrada em 15 de março, mas depois o Ministério da Saúde revisou a informação e afirmou que ela ocorreu três dias antes, em 12 de março.