Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil ultrapassa 118 mil mortes por covid-19 com 970 novos óbitos em 24 h

Médico confere medicação ministrada a paciente com covid-19 no Hospital Oceânico, de Niterói (RJ) - Carl de Souza/AFP
Médico confere medicação ministrada a paciente com covid-19 no Hospital Oceânico, de Niterói (RJ) Imagem: Carl de Souza/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/08/2020 18h44Atualizada em 28/08/2020 10h55

O país ultrapassou hoje 118 mil mortes pela covid-19, com 970 novos óbitos registrados nas últimas 24 horas. Desde do início da pandemia foram 118.726 mortes, de acordo com informações do consórcio de veículos do qual o UOL faz parte.

Entre ontem e hoje foram confirmados 42.489 novos casos de coronavírus, com um total de 3.764.493 infectados.

A média móvel de mortes, que calcula os óbitos diários com base em registros feitos nos últimos sete dias, aponta 900 óbitos por dia, resultado considerado estável em 14 dias (-8%).

Conforme o levantamento feito pelo consórcio, 12 estados tiveram desaceleração na média móvel de mortes pela doença na variação de 14 dias, enquanto 4 apresentaram alta.

Entre as regiões, o Sul continuou a registrar desaceleração (-23%) na variação de 14 dias enquanto as outras seguiram estáveis: Centro-Oeste (-1%) Nordeste (-11%), Norte (-5%) e Sudeste (-5%).

Veja a oscilação nos estados:

  • Aceleração: AP, GO, RJ e TO
  • Estabilidade: BA, DF, MA, MG, MS, PA, PI, PB, RN, RO, RS
  • Queda: AC, AL, AM, CE, ES, MT, PE, PR, RR, SC, SP e SE

Dados do governo

O Ministério da Saúde divulgou hoje 984 novas mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. O total de óbitos pela doença no país é de 118.649, declarou a pasta em entrevista coletiva concedida nesta tarde.

Ainda segundo o governo, o Brasil tem um total de 3.761.391 casos confirmados do novo coronavírus, com 44.235 diagnósticos registrados entre ontem e hoje.

A Saúde considera 2.947.250 pacientes recuperados da doença e afirma que 695.492 seguem em acompanhamento.

Ferramenta tenta prever curva de notificações

Pesquisadores da USP e da Unesp desenvolveram uma ferramenta para projetar o número de infecções, óbitos e pacientes recuperados da covid-19 em São Paulo.

A partir dos dados fornecidos pelas prefeituras, analisados por modelos matemáticos e técnicas de inteligência artificial, os professores conseguem antever o comportamento da doença em cada uma das 22 sub-regiões do Estado no período de sete a dez dias com 95% de acerto.

Disponível na internet para acesso público, a plataforma SP Covid Info Tracker reúne informações sobre 91 cidades que hoje correspondem a aproximadamente 92% do número de casos e de óbitos no estado. É um universo de 35 milhões de pessoas.

Para os governos, prever o comportamento da covid significa estimar a demanda por leitos hospitalares e planejar a retomada das atividades econômicas, entre outras ações.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes recentes de autoridades e do próprio presidente colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Com informações da Agência Estado