Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Superamos pior momento, diz Doria, após queda de 20% nas mortes

Lucas Borges Teixeira e Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

28/08/2020 12h53Atualizada em 28/08/2020 15h37

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou hoje que o estado superou o pior momento da pandemia de covid-19. Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Doria declarou que os dados do governo indicam a saída do platô, rumo à descida. A média de mortes diárias, entretanto, continua acima de 200.

"Superamos o pior momento da pandemia em São Paulo. Esta é uma afirmação, não uma suposição. Os números desta semana indicam uma nova redução na média de casos e óbitos. E a perspectiva é de que estamos, de fato, iniciando a descida do platô. ", declarou Doria.

O secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, citou o número de pessoas em tratamento nos hospitais do estado. "Em relação às novas internações, o número que mostra curva de inflexão. Portanto, temos hoje a possibilidade de dizer que saímos do platô não só no município de São Paulo, mas também no estado", afirmou.

Segundo dados do governo paulista, houve uma redução de 19% no registro de óbitos na variação de 14 dias — a média diária de duas semanas epidemiológicas atrás era 252, e agora (semana que acaba amanhã, 29) está em 205. Além disso, o governo diz que as internações caíram pela quarta semana consecutiva, e estão em 54,3%, o menor índice desde o início da pandemia, em março.

A variação de 14 dias adotada pelo consórcio de imprensa que acompanha a pandemia, do qual o UOL faz parte, indicou, na última quinta (27), a redução de 20% dos óbitos no estado. Nos últimos sete dias contados a partir de ontem, a média móvel no estado segundo o levantamento está em 215 óbitos por dia.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas sete países no mundo registraram mais de 200 mortes nas últimas 24 horas. São eles: Estados Unidos (1.229), Brasil (1.085), Índia (1.057), México (626), Colômbia (295) e Argentina (283). Embora haja defasagem de até dois dias nos números da OMS, eles são usados como parâmetro durante a pandemia.

O governo anunciou ainda que, pela primeira vez, nenhuma região do estado caiu de fase no Plano São Paulo. Atualmente, 88% do estado está na fase amarela.

O Plano São Paulo, programa estadual de retomada, prevê cinco fases: a vermelha é a situação mais preocupante em relação à pandemia do novo coronavírus e impõe mais restrições à população; em seguida aparecem a laranja, a amarela, a verde e a azul. A última fase é para quando o cenário estiver controlado.

O governo reforçou, no entanto, que ainda não é o momento de relaxar nas medidas de combate ao coronavírus. "Trazer alento não significa que estejamos diminuindo a guarda, a preocupação, normas de distanciamento e regras sanitárias", declarou Gorinchteyn.

Plano São Paulo - Reprodução/ Governo do Estado de São Paulo - Reprodução/ Governo do Estado de São Paulo
Mapa atualizado do Plano São Paulo
Imagem: Reprodução/ Governo do Estado de São Paulo