Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo progride e está com 95% da população na fase amarela

Lucas Borges Teixeira e Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

04/09/2020 12h58Atualizada em 04/09/2020 18h19

O governo de São Paulo anunciou hoje que 95% da população do estado está na fase amarela do plano de retomada gradual da economia. Apenas as regiões de Franca e Ribeirão Preto estão na fase laranja.

Esta é a 12ª atualização do Plano São Paulo. Há duas semanas, 88% da população do estado estava na fase amarela. Agora, as regiões de Marília, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto avançaram e a de Ribeirão Preto retroagiu.

O Plano São Paulo, programa estadual de retomada, prevê cinco fases: a vermelha é a situação mais preocupante em relação à pandemia do novo coronavírus e impõe mais restrições à população; em seguida aparecem a laranja, a amarela, a verde e a azul. A última fase é para quando o cenário estiver controlado.

As regiões classificadas na fase amarela podem reabrir atividades como shopping center, comércio, bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias. Todos com capacidade reduzida e horário de funcionamento limitado.

Para passar de uma fase para outra, cada região é analisada segundo cinco critérios: taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para o novo coronavírus, quantidade de leitos de UTI para cada 100 mil habitantes, evolução de novos casos nos últimos sete dias, evolução de novas internações nos últimos sete dias e variação de óbitos nos últimos sete dias.

"Não significa que temos que baixar a guarda, não significa que temos que relaxar e lembrar que estamos em quarentena e precisamos ter cautela e cuidado", disse o governador João Doria (PSDB), em entrevista coletiva concedida hoje no Palácio dos Bandeirantes.

São Paulo supera 31 mil mortes

De acordo com o boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde, São Paulo chegou hoje a 31.091 mortes e 845.016 casos de covid-19. Os dados, apresentados pelo secretário Jean Gorinchteyn, mostram que as taxas de ocupação nos leitos de UTI são de 51,5% na Grande São Paulo e 54% no estado.