Topo

Esse conteúdo é antigo

Holandesa é o 1º caso registrado de morte por reinfecção pelo coronavírus

Imagem ilustrativa do novo coronavírus (SARS-CoV-2) - Getty Images
Imagem ilustrativa do novo coronavírus (SARS-CoV-2) Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/10/2020 09h31Atualizada em 13/10/2020 11h46

Uma holandesa de 89 anos é o primeiro caso registrado de uma pessoa que morreu após ser reinfectada pelo novo coronavírus. O caso foi reportado por pesquisadores na Oxford University Press.

A paciente sofria de macroglobulinemia de Waldenstrom, um raro tipo de linfoma não Hodgkin que comprometia seu sistema imunológico. Ela era um dos cinco casos conhecidos de reinfecção pelo coronavírus no mundo.

Segundo o relato dos pesquisadores, a paciente deu entrada pela primeira vez no serviço de emergência com sintomas de febre e tosse severa. Foi feito teste do tipo RT-PCR para a covid-19, que deu positivo. Após cinco dias, os sintomas regrediram e ela teve alta.

No entanto, a paciente voltou ao serviço de emergência 59 dias após o primeiro episódio —e dois dias após uma sessão de quimioterapia. Ela estava com febre, tosse e também apresentava falta de ar. Novamente o resultado do teste para a covid-19 deu positivo.

A partir do oitavo dia de internação, a paciente teve uma piora em seu estado de saúde e morreu após duas semanas.

Durante o período em que esteve internada, ela passou por testes de anticorpos no quarto e no sexto dia, e ambos deram negativo para covid-19.

Apesar desses testes darem negativo, os pesquisadores compararam as duas amostras dos testes que apontaram resultado positivo para covid-19 e confirmaram que a composição genética do vírus era diferente, o que comprovaria que a paciente foi reinfectada.