Topo

Esse conteúdo é antigo

Sistema da Saúde que contabiliza mortes por covid está inacessível, diz SP

Por problemas no Sivep, São Paulo não consegue atualizar mortes pela covid-19 desde quinta (5) - Ettore Chiereguini/Agif/Estadão Conteúdo
Por problemas no Sivep, São Paulo não consegue atualizar mortes pela covid-19 desde quinta (5) Imagem: Ettore Chiereguini/Agif/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/11/2020 22h13Atualizada em 10/11/2020 22h37

Com sistemas do Ministério da Saúde prejudicados por um suposto ataque de hackers desde a última quinta-feira (5), o governo de São Paulo informou hoje que o Sivep (Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe) continua "inacessível", afetando a divulgação diária de novos infectados e mortos por causa do novo coronavírus no estado.

O Sivep é usado por serviços de saúde e municípios para notificar o Ministério da Saúde sobre casos graves de Influenza (gripe) e, na pandemia, sobre casos e óbitos causados pela covid-19. Neste sistema, também é informado o número de pacientes que precisam de internação em leitos hospitalares e assistência médica, bem como os que morreram após serem infectados.

Como a covid-19 é uma doença de notificação obrigatória, segundo definido pelo próprio Ministério da Saúde, informações relativas a ela devem ser cadastradas no Sivep ou no e-SUS, de acordo com a evolução do caso: se grave, no primeiro; se leve, no segundo. É daí que os estados retiram as atualizações sobre novos infectados e mortes divulgadas diariamente.

Mas, segundo o governo paulista, apenas o e-SUS está funcionando normalmente. O estado diz contabilizar, ao todo, 1.147.451 casos de covid-19, sendo 21.515 deles registrados no período entre o último dia 6 e hoje. Já o número de mortes, extraído do Sivep, foi atualizado pela última vez há cinco dias, estando estacionado em 39.717 desde então.

"Ontem (9), a Secretaria de Saúde de São Paulo reiterou, por meio de ofício ao Ministério da Saúde, o pedido de normalização do sistema. O órgão havia sinalizado a normalização até hoje (10), mas isto não aconteceu até o momento. O problema tem prejudicado a divulgação dos casos e mortes relacionados à doença em diversos locais do Brasil", disse o governo de São Paulo em nota.

O entrave, de acordo com o governo federal, está relacionado ao servidor do Sivep, que está passando por ajustes em camadas de segurança. Com isso, as equipes técnicas de Vigilância Epidemiológica e Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde de São Paulo seguem sem conseguir realizar o login para acessar o sistema e extrair os dados.

A situação ainda impacta a notificação de 645 municípios de São Paulo, segundo o governo.

Restabelecimento de parte dos sistemas do ministério

Mais cedo, o Ministério da Saúde informou que conseguiu restabelecer parte dos sistemas de informação que estavam fora do ar, sem citar o Sivep. Ontem, em nota, a pasta disse que as demais páginas ainda não estavam totalmente normalizadas e poderiam, eventualmente, precisar de ajustes.

"Devido ao trabalho de prevenção e segurança do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), algumas páginas ainda podem apresentar instabilidades nos próximos dias e ficar temporariamente indisponíveis", afirmou.