Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasileira é vacinada contra a covid em Londres: 'Tem luz no fim do túnel'

Lúcia Possas é parte do grupo de risco porque já fez um transplante de rim e toma imunossupressores - Reprodução/GloboNews
Lúcia Possas é parte do grupo de risco porque já fez um transplante de rim e toma imunossupressores Imagem: Reprodução/GloboNews

Do UOL, em São Paulo

08/12/2020 16h53Atualizada em 08/12/2020 19h02

A carioca Maria Lúcia Possas, 55, pode ter sido uma das primeiras brasileiras a ser vacinada contra o coronavírus no mundo. Ela é funcionária de um hospital em Londres, no Reino Unido, e hoje recebeu a primeira dose do imunizante desenvolvido pela Pfizer em parceria com a BioNTech, distribuído pelo governo local a 50 hospitais britânicos.

"A coisa mais importante é: tem luz no fim do túnel. Eu estou cansada, está todo mundo cansado da doença, de ficar em casa, de ter todas essas restrições, um monte de gente doente. Agora a gente entende um pouco mais a doença, mas no começo a gente não sabia nada, era paciente morrendo um atrás do outro. E agora finalmente tem essa luzinha. Eu sou prova!", comemorou ela em entrevista à GloboNews.

Apesar de não ser idosa, Lúcia é considerada parte do grupo de risco porque trabalha em um hospital — é pesquisadora do NHS, o SUS (Sistema Único de Saúde) britânico — e toma imunossupressores por já ter feito um transplante de rim. Seu sistema imunológico, segundo contou, "não é bom", então ela corria o risco de desenvolver uma versão mais grave da covid-19 se infectada.

Lúcia recebeu o aviso de que seria vacinada pela manhã, por e-mail, após um colega de trabalho anunciar que também havia sido selecionado. Agora, ela espera pela segunda dose, cuja aplicação está marcada para 5 de janeiro, e já faz planos de voltar ao Brasil em abril, quando sua sua mãe e sua irmã, que lhe doou o rim, fazem aniversário.

"Vai chegar, tem luz no fim do túnel. Se não for hoje, vai ser daqui a um mês. A gente já esperou tanto tempo, e você não quer ser aquela pessoa que tem a doença na véspera da vacina. Espere. Lave as mãos, use máscara, mantenha distância e espere para dar aquele abraço depois que a vacina sair", pediu, dirigindo-se aos telespectadores.

Idosa de 90 anos foi a primeira

Margaret Keenan - Jacob King/POOL/AFP - Jacob King/POOL/AFP
Imagem: Jacob King/POOL/AFP

Uma mulher de 90 anos foi a primeira pessoa do mundo a receber a vacina contra a covid-19, como parte da campanha de imunização iniciada no Reino Unido.

Margaret Keenan, que fará 91 anos na semana que vem, disse que o imunizante foi o "melhor presente de aniversário antecipado". Ela recebeu a dose da vacina às 6h31 (3h31 em Brasília), no Hospital Universitário de Coventry, no centro da Inglaterra.

Me sinto muito privilegiada por ser a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19. É o melhor presente de aniversário antecipado que poderia espera
Margaret Keenan

Ela está isolada desde o início da pandemia e, graças à vacina, da qual receberá uma segunda dose em 21 dias, pode "pensar em passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo". Margaret, avó de quatro netos, usava uma camiseta com tema natalino no momento em que recebeu a dose.