Topo

Esse conteúdo é antigo

Estamos em contato com SP para adquirir a CoronaVac, diz Eduardo Leite

Doses da vacina desenvolvida pela Sinovac e pelo Butantan atenderiam profissionais da área da saúde, segundo o governador - Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Doses da vacina desenvolvida pela Sinovac e pelo Butantan atenderiam profissionais da área da saúde, segundo o governador Imagem: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Do UOL, em São Paulo

08/12/2020 12h26

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse ter conversado com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e com o Instituto Butantan para adquirir doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo órgão em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

De acordo com o governador gaúcho, a ideia é adquirir de forma direta as vacinas da Sinovac para o RS "para atender prioritariamente profissionais de saúde, que estão mais expostos" a contrair o novo coronavírus.

"Precisamos manter essas equipes [da saúde] com condições de trabalhar. Parte da dificuldade de termos expansão do sistema para atender a população é a falta de recursos humanos, porque equipes são contaminadas e ficam com necessidade de isolamento", afirmou.

"Já que tem parceria do Butantan, do governo de SP, com a Sinovac, estamos também em contato para, se for o caso, dar início a um plano de imunização para profissionais de saúde [no RS]", pontuou.

Sem registro da Anvisa, SP lançou plano de vacinação

Ontem, o governo de São Paulo apresentou o PEI (Plano Estadual de Imunização) contra o novo coronavírus. Cerca de uma semana antes, o governo federal havia apresentado um modelo preliminar do PNI (Plano Nacional de Imunização) contra a covid-19.

Mesmo ainda sem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o uso da CoronaVac, o plano do governo paulista prevê início da vacinação em 25 de janeiro, para profissionais de saúde, indígenas, quilombolas e pessoas com mais de 60 anos.

Dezoito milhões de doses devem ser distribuídas nesta primeira etapa —o suficiente para imunizar 9 milhões de pessoas, já que são necessárias duas doses, num intervalo de 21 dias.

Doria disse ainda que vai disponibilizar 4 milhões de doses para outros estados vacinarem profissionais de saúde. Mas, na ocasião, ele não falou quais regiões já demonstraram interesse.

Por enquanto, o plano nacional de imunização contra covid não tem datas definidas —a estimativa é que a vacinação comece entre março e junho.

Ontem, no fim do dia, a Anvisa divulgou nota afirmando que faltam etapas para liberar a CoronaVac.

Quatro vacinas contra a covid-19 estão em teste no Brasil, mas nenhuma foi registrada oficialmente pela agência regulatória.