Topo

Esse conteúdo é antigo

Governadores cobram Pazuello sobre plano de vacinação: 'Não posso esperar'

Governador do PI disse querer "salvar vidas", enquanto governadora do RN afirmou esperar sair da reunião com "definições concretas" - Adriano Machado
Governador do PI disse querer "salvar vidas", enquanto governadora do RN afirmou esperar sair da reunião com "definições concretas" Imagem: Adriano Machado

Do UOL, em São Paulo *

08/12/2020 13h03

Governadores de diversos estados se reúnem hoje com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para cobrar um plano de vacinação contra o novo coronavírus.

"Estou procurando todos os meios, os órgãos de controle para nos orientarem como fazer para comprar [alguma vacina]. Como governador, não posso esperar uma semana a mais [por um plano]', disse Gladson Cameli (PP), governador do Acre.

Wellington Dias (PT), governador do Piauí, afirmou que "a posição dos governadores do Brasil é muito clara": "Primeiro, queremos salvar vidas", disse.

"Não temos restrição a nenhuma vacina. A vacina autorizada, segura e com eficiência é a vacina boa para os brasileiros", concluiu.

Já Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte, disse hoje que os governadores esperam sair da reunião com Pazuello com "definições concretas, com calendário, com vacinas seguras e suficientes para iniciar o mais rápido possível o processo de vacinação".

"Estive em contato com o governador (de São Paulo) João Doria (PSDB). Já estamos em tratativas com Dimas Covas [presidente do Instituto Butantan) para aquisição também da vacina CoronaVac [para o RN]", acrescentou.

Ontem, Wellington Dias, que também preside o Consórcio Nordeste e coordena o tema da vacina no Fórum Nacional de Governadores, disse que governadores pediriam a Pazuello que o governo federal adquira "múltiplas vacinas" e inicie um plano de vacinação em massa.

Na semana passada, o governo federal apresentou um modelo preliminar do PNI (Plano Nacional de Imunização) contra a covid-19, com idosos, indígenas e presos tendo prioridade na vacinação.

Ontem, o governo de São Paulo apresentou um PEI (Plano Estadual de Imunização) contra o novo coronavírus.

Baseando-se na CoronaVac, que ainda não foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o plano do governo paulista estima iniciar a vacinação a partir do dia 25 de janeiro em profissionais da saúde, indígenas e quilombolas.

* Com informações da Reuters