Topo

Esse conteúdo é antigo

'Se vacinação começasse amanhã, o Rio estaria preparado', diz governador

Claudio Castro, governador em exercício do Rio de Janeiro afirmou que o estado está preparado para vacinação e que todos devem respeitar o Plano Nacional de Imunização - ADRIANO ISHIBASHI/ESTADÃO CONTEÚDO
Claudio Castro, governador em exercício do Rio de Janeiro afirmou que o estado está preparado para vacinação e que todos devem respeitar o Plano Nacional de Imunização Imagem: ADRIANO ISHIBASHI/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

10/12/2020 19h58

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), afirmou que se a vacinação contra a covid-19 tivesse início imediato, o estado estaria preparado para imunizar a população. Castro já havia dito que o RJ tem a pretensão de adquirir entre 1 e 2 milhões de doses da primeira vacina que for aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

"Se começasse amanha o Rio de Janeiro já estaria totalmente preparado. Tem a questão da vacina Pfizer, já estamos vendo compra do freezer. Não tenho duvida: estaremos 100% preparados quando a vacina chegar", ratifica Castro em entrevista à CNN Brasil.

Governadores demonstraram insatisfação, durante reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com o anúncio feito na segunda-feira (7) por João Doria (PSDB) sobre o início da vacinação contra a covid-19 no estado de São Paulo — marcado para 25 de janeiro. Castro explica que o país deve trabalhar em unidade e respeitar o PNI (Plano Nacional de Imunização).

"O que nós entendemos é que temos que trabalhar numa lógica de país. Há um Sistema Único de Saúde e um Plano Nacional de Imunização. Nessa semana, teve uma reunião de governadores com o ministério da saúde onde governadores colocaram isso: [precisamos de uma] lógica de trabalho em conjunto para imunizar país."

Opinião, esta, compartilhada por Pazuello. "O PNI é nacional. Não pode ser paralelo. A gente tem que falar a mesma linguagem. Nós só temos um inimigo: o vírus. Temos que nos unir", explicou o ministro da Saúde.