Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura de BH assina acordo com SP para comprar CoronaVac

O prefeito Alexandre Kalil formalizou ao lado do governador de SP, João Doria, a compra de 4 milhões de doses da CoronaVac para profissionais da saúde de Belo Horizonte - Reprodução/Governo do Estado de São Paulo
O prefeito Alexandre Kalil formalizou ao lado do governador de SP, João Doria, a compra de 4 milhões de doses da CoronaVac para profissionais da saúde de Belo Horizonte Imagem: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

15/12/2020 15h29

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), formalizou hoje junto do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a aquisição de doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceira com o laboratório chinês Sinovac, para imunizar profissionais da saúde da cidade.

"Nós aqui acordamos hoje, incluindo o Instituto Butantan e seu presidente, Dimas Covas, vacinas para que o prefeito de Belo Horizonte possa imunizar os profissionais de saúde públicos e privados. Prefeito, muito obrigado e parabéns por sua atitude em respeito da vida", agradeceu Doria.

Kalil ainda afirmou que a compra das vacinas do Butantan é um plano B, e aguarda que, por meio do Ministério da Saúde, todos tenham acesso a imunizantes sem a necessidade da intervenção dos executivos municipais.

"Estou aqui como prefeito de Belo Horizonte, para um plano B, espero que todo o Brasil tenha o direito de imunizar seus profissionais de saúde", ratifica Kalil.

A capital mineira também demonstrou interesse na vacina da Pfizer/BioNtech, onde firmou acordo junto a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para armazenamento do imunizante, que precisa ser acomodado a uma temperatura de -70ºC. Foram adquiridos três super-freezers, caso o acordo seja fechado.

Na semana passada, Doria anunciou que ofereceria 4 milhões de doses da CoronaVac para outros estados. Além de Belo Horizonte, as cidades de Niterói (RJ) e Curitiba também já acertaram acordos de compra, assim como o governo do Ceará.

O governo federal está negociando para comprar 70 milhões de doses da vacina da Pfizer. O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse que existe a possibilidade da farmacêutica entregar doses ainda neste ano, mas admitiu que é improvável.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, o acordo assinado entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o governo de São Paulo não tem uma estimativa do número de doses. A primeira versão indicava que seria 4 milhões de doses. A informação foi corrigida.