Topo

Ministério da Saúde confirma segundo caso de reinfecção por covid no Brasil

Ministério da Saúde confirma segundo caso de reinfeção por covid no Brasil - Pixabay
Ministério da Saúde confirma segundo caso de reinfeção por covid no Brasil Imagem: Pixabay

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/12/2020 22h59

O Ministério da Saúde confirmou na noite de hoje o segundo caso de reinfecção por covid-19 no Brasil. O caso é de uma mulher de 41 anos de Fernandópolis, no estado de São Paulo. De acordo com o Ministério, a equipe do Instituto Adolfo Lutz (IAL) notificou ontem a pasta sobre o fato.

Na quarta-feira, São Paulo confirmou o primeiro caso dentro do estado. A secretaria afirmou que a paciente testou positivo para a covid-19 em junho e, em novembro, 145 dias após o primeiro diagnóstico, teve o segundo teste positivo confirmado.

Segundo o Ministério da Saúde, o caso foi investigado seguindo os "critérios estabelecidos" para a confirmação da segunda infecção, que constituem em dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real e com um intervalo igual ou superior 90 dias entre os dois testes.

Em nota, o Ministério afirmou que, além do Instituto Adolfo Lutz, mais dois laboratórios no país - Instituto Evandro Chagas, no Pará, e a Fiocruz, no Rio de Janeiro - atuam na investigação dos possíveis casos de reinfecção por coronavírus no Brasil.

Primeiro caso

Na última semana, o primeiro caso de reinfecção por coronavírus foi confirmado pelo Ministério da Saúde. Uma médica de 37 do Rio Grande do Norte teve dois diagnósticos positivos para covid-19 em um intervalo de quase quatro meses.

O Ministério da Saúde afirmou, na ocasião, que pelo menos 58 outros casos estavam sendo investigados.

"Até o momento, nós temos 58 casos suspeitos que foram notificados por secretarias estaduais de Saúde. Nestes casos, a pessoa teve a primeira infecção confirmada e o que precisa ser confirmada agora é se houve a reinfecção", explicou Greice Madeleine Ikeda do Carmo, diretora do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde, durante coletiva na semana passada.