Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump diz que vacina da Moderna foi aprovada, mas FDA não se manifestou

Trump disse que o imunizante para covid-19 desenvolvido pela farmacêutica americana Moderna foi aprovado no país - iStock
Trump disse que o imunizante para covid-19 desenvolvido pela farmacêutica americana Moderna foi aprovado no país Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo*

18/12/2020 10h27Atualizada em 18/12/2020 20h36

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que a vacina para covid-19 desenvolvida pela farmacêutica americana Moderna foi aprovada no país, mas a Agência de Alimentos e Medicamentos norte-americana (FDA, na sigla em inglês) ainda não fez nenhum anúncio público a respeito de sua decisão.

"A vacina Moderna foi esmagadoramente aprovada. Distribuição começará imediatamente", escreveu o republicano em sua conta oficial no Twitter.

A FDA e a Moderna não responderam de imediato a pedidos de comentário da agência Reuters sobre a fala do presidente.

O vice-presidente Mike Pence, que recebeu uma injeção da vacina Pfizer/BioNtech minutos depois do anúncio de Trump, disse que a autorização formal do produto da Moderna ainda era aguardada.

"Temos uma, e talvez em algumas horas, duas vacinas seguras e eficazes contra o coronavírus", disse ele. "Quando for aprovada, o que esperamos ainda hoje, poderemos enviar vacinas para todo país na próxima semana", acrescentou.

Um comitê de especialistas externos da FDA se reuniu para debater a vacina da Moderna ontem, e uma decisão pode sair ainda hoje.

Na reunião de ontem, o comitê consultivo da FDA recomendou a aprovação do imunizante para uso emergencial. Foram 20 votos de conselheiros a favor e 1 abstenção. Esta votação, no entanto, não significa uma autorização imediata.

A Moderna solicitou à FDA autorização para uso emergencial da vacina no no dia 30 de novembro. Em 15 de dezembro, a agência confirmou a eficácia de 94,1% do produto, após uma revisão dos resultados da fase 3 dos testes clínicos.

A vacinação nos Estados Unidos começou nesta semana, após a FDA ter aprovado o imunizante da Pfizer/BioNTech na semana passada.

O país é o mais atingido pela pandemia da covid-19 com mais de 17,2 milhões de casos registrados e 310.801 óbitos.

O governo dos EUA encomendou 200 milhões de doses da vacina da Moderna e 100 milhões da Pfizer/BioNtech.

* Com AFP, Estadão Conteúdo e Reuters