Topo

Esse conteúdo é antigo

Microplásticos são detectados em placenta de grávidas, mostra estudo

"Presença de partículas exógenas e potencialmente nocivas (plástico) é um problema de grande preocupação", disseram os cientistas - Getty Images/iStockphoto
"Presença de partículas exógenas e potencialmente nocivas (plástico) é um problema de grande preocupação", disseram os cientistas Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

23/12/2020 08h23

Um estudo da revista científica "Environment International" mostrou que, pela primeira vez, microplásticos (resíduos muito pequenos originários de diversos tipos de plástico) foram encontrados na placenta de mulheres grávidas.

Os cientistas, de acordo com a publicação, descobriram pelo menos 12 partículas microscópicas do tipo em quatro mulheres saudáveis, que assinaram um termo de consentimento para participar dos exames.

As consequências deste fato não são conhecidas, mas os pesquisadores alertaram sobre a má formação dos fatos a longo prazo e pediram "mais estudos" sobre o tema.

"Assim que os microplásticos chegarem à superfície materna da placenta, como outro material exógeno, eles podem invadir o tecido em profundidade por vários transportes, ativos e passivos, que não são claramente entendidos ainda."

"Em conclusão, este estudo lança uma nova luz sobre o nível de exposição humana ao plástico e a micropartículas em geral. Devido ao papel crucial da placenta no suporte do feto em desenvolvimento e atuando como uma interface entre este e o ambiente externo, a presença de partículas exógenas e potencialmente nocivas (plástico) é um problema de grande preocupação", escreveram os pesquisadores.