Topo

Esse conteúdo é antigo

Novas mutações da covid não alteram eficácia da vacina, dizem especialistas

Nova variante da covid-19 foi identificada no Reino Unido, mas cientistas afirmam que isso não altera eficácia da vacina - Getty Images
Nova variante da covid-19 foi identificada no Reino Unido, mas cientistas afirmam que isso não altera eficácia da vacina Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/12/2020 14h32Atualizada em 23/12/2020 15h48

A OMS (Organização Mundial de Saúde) reuniu especialistas hoje para falar sobre as variantes da covid-19, após uma nova versão do vírus ser identificada no Reino Unido. A mutação do vírus pode ser ainda mais transmissível que a primeira e os casos foram encontrados em pessoas que viajaram para a África do Sul nas últimas semanas. Especialistas alertaram que, apesar das mudanças, não será necessário alterar o plano de vacinação que vem sendo executado em alguns países.

O diretor da Iniciativa Genômica para a Covid do Wellcome Sanger Institute, Jeffrey Barrett, que integra a equipe que identificou as novas mutações. O cientista explicou que desde o início da pandemia, a equipe desenvolveu um mapeamento extenso para montar o que chamam de "vigilância genômica", referente à capacidade de observar as diferentes variantes da covid-19.

"Começamos a ver essa variante, em particular, surgindo extremamente rápido no sudeste da Inglaterra, sendo de interesse nacional e internacional de Londres, porque ao que tudo indica, a propagação desse vírus é muito mais rápida", explicou Barrett.

Durante uma live transmitida pela OMS, o especialista sênior do laboratório da OMS, Frank Konings disse que os esquemas de imunização devem seguir os direcionamentos organizados anteriormente e que o monitoramento está sendo feito com cautela.

O uso de máscara e distanciamento social são recomendações reforçadas pela Organização Mundial de Saúde para evitar a propagação do novo coronavírus durante as festas de final de ano, independente das variantes do vírus. Judy Breuer, professora de virologia e diretora da Pathogen Genomics Unit, na College London.

Nova variante

O secretário de saúde britânico, Matt Hancock, divulgou hoje a informação de que há uma nova variante do coronavírus no Reino Unido. A variante seria ainda mais transmissível que a primeira, em que a propagação da covid-19 era 70% maior. A transmissibilidade, no entanto, não garante que os efeitos colaterais gerados pelo vírus sejam mais graves.

Restrições foram anunciadas no Reino Unido, com restrição de voos que chegam da África do Sul, apesar de até o momento não existem evidências de que as vacinas sejam incompatíveis para esta nova mutação.

A modificação dos vírus é um processo natural e acontece quando a doença tem alta disseminação. Outras quatro mil alterações já foram registradas em estudos europeus, mas apenas as duas encontradas no Reino Unido e na África do Sul teriam uma maior velocidade de transmissão.