Topo

Esse conteúdo é antigo

Moro critica demora para início da vacinação: 'Tem presidente em Brasília?'

"Quantas vítimas temos que ter para o governo abandonar o seu negacionismo?", questionou Moro - Marcos Oliveira/Agência Senado
"Quantas vítimas temos que ter para o governo abandonar o seu negacionismo?", questionou Moro Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

28/12/2020 17h08Atualizada em 28/12/2020 18h41

Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro criticou hoje a demora para o início da vacinação contra o coronavírus no Brasil, sugerindo haver omissão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no processo e caracterizando seu governo como negacionista.

"Vários países, inclusive da América Latina, já estão vacinando seus nacionais contra a covid-19. Onde está a vacina para os brasileiros? Tem previsão? Tem presidente em Brasília? Quantas vítimas temos que ter para o governo abandonar o seu negacionismo?", escreveu Moro em uma rede social.

Mais de 40 países ao redor do mundo já começaram a imunizar sua população contra a covid-19. O primeiro deles foi o Reino Unido, no último dia 8, utilizando a vacina desenvolvida pela Pfizer junto à BioNTech. México, Chile e Costa Rica foram os primeiros da América Latina.

Mais cedo, Bolsonaro voltou a minimizar a demora para liberação e compra, por parte do governo, de vacinas. Segundo ele, diante de um mercado consumidor "enorme" como o Brasil, os laboratórios é que deveriam estar interessados nos pedidos de autorização junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e não o contrário.

"O Brasil tem 210 milhões de habitantes, um mercado consumidor de qualquer coisa enorme. Os laboratórios não tinham que estar interessados em vender para a gente? Por que eles não apresentam documentação na Anvisa?", questionou o presidente a um grupo de apoiadores no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Pessoal diz que eu tenho que ir atrás [das vacinas]. Quem quer vender [que tem que ir]. Jair Bolsonaro (sem partido) a apoiadores

"Não dou bola"

No sábado (26), Bolsonaro já havia feito pouco caso da situação, dizendo "não dar bola" para o fato de outros países já terem dado início à vacinação de seus cidadãos. A declaração foi feita logo após um passeio — sem máscara — em Brasília.

"Ninguém me pressiona para nada, eu não dou bola para isso", disse o presidente a jornalistas. "É razão, razoabilidade, é responsabilidade com o povo. Você não pode aplicar qualquer coisa no povo", completou.

Siga o UOL no

(Com Estadão Conteúdo)