Topo

OPINIÃO

Sesc-DF abre licitação para comprar 100 mil doses de vacina de covid-19

Anvisa ainda não tem pedido de uso emergencial ou de registro de vacina  - Getty Images
Anvisa ainda não tem pedido de uso emergencial ou de registro de vacina Imagem: Getty Images

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

05/01/2021 15h25Atualizada em 05/01/2021 15h29

O Sesc (Serviço Social do Comércio) do Distrito Federal abriu um processo de licitação para compra de 100 mil vacinas contra a covid-19. Não foi especificado qual o imunizante nem o valor da concorrência. O processo foi aberto ontem (4).

Até esta terça-feira (5), nenhum laboratório pediu autorização à Anvisa para uso emergencial (voltado a grupos específicos) ou o registro da vacina (para uso em toda a população). O aval da agência reguladora é condição para aplicação de doses no Brasil.

O presidente da Fecomércio-DF, entidade que coordena o Sesc em Brasília, Francisco Maia, disse que a aplicação de doses será para grupos prioritários entre os comerciários.

"O Sesc aplicará as vacinas, quando possível, dando prioridade aos comerciários, com a parceria de um importante e experiente laboratório especializado, que ficará responsável por toda a parte técnica", afirmou Francisco Maia em nota divulgada pela assessoria de comunicação da Fecomércio.

Segundo o informe, "o Sesc vem ajudando a população, desde o começo da pandemia, em março de 2020" e realizou diversos testes de coronavírus em Brasília.

O UOL solicitou cópia do edital da licitação à Fecomércio, mas não foi entregue até a publicação desta reportagem. A licitação não constava na página do portal do Sesc, destinada às licitações.

"Estamos realizando, com a parceria da Secretaria de Saúde, uma pesquisa epidemiológica - um estudo inédito e de grande relevância para frear a evolução da doença". A intenção da entidade é ajudar os consumidores, os empresários e a população, fazendo com que todos que trabalham nos setores de comércio e serviços da capital estejam imunizados.

Segundo Maia, o objetivo da licitação é encaminhar a aplicação de doses, para que quando houver aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre alguma vacina, o processo estiver pronto.

"[A vacinação] seguirá todas as normas impostas pelo Ministério da Saúde. Quando possível, o Sesc aplicará as vacinas, em parceria com um dos mais importantes e experientes laboratórios especializados do Distrito Federal: Laboratório Brasiliense, que ficará responsável por toda a parte técnica", informou Maia, em nota.

Sem Vacina

O país tem 196,5 mortos em razão da pandemia e somou 7,5 milhões de casos da doença. Os dados foram divulgados ontem, pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.

Em todo o mundo, 47 países já vacinam sua população. O governo Jair Bolsonaro (sem partido) não tem uma data específica para começar a aplicar doses.