Topo

Esse conteúdo é antigo

Um a cada cinco já foi infectado pela covid-19 na Inglaterra, sugere estudo

Passageiros de transporte público usam máscaras de proteção em Londres  - Tolga Akmen/ AFP
Passageiros de transporte público usam máscaras de proteção em Londres Imagem: Tolga Akmen/ AFP

Do UOL, em São Paulo

10/01/2021 18h07

Uma pessoa a cada cinco já foi infectada pelo novo coronavírus na Inglaterra, sugere estudo da Edge Health, empresa de análise de dados. É o equivalente a 12,4 milhões de ingleses contaminados ou 22% da população.

Segundo informações do The Guardian, isso significa que, em toda a Inglaterra, o número de infectados pode ser até cinco vezes maior do que o divulgado pelo governo —dados oficiais do Public Health England indicam para 3 milhões de casos conhecidos.

Os dados da Edge Health são referentes ao período até 3 de janeiro —o modelo compara o número de mortes em uma determinada área com a taxa estimada de mortalidade por infecção.

Nos distritos Barking e Dagenham, Newham, Thurrock, Redbridge, Havering e Tower Hamlets, o estudo da Edge Health sugere que foram duas pessoas infectadas pelo novo coronavírus a cada cinco.

Os dados mostram que foram mais de 100 mil pessoas contaminadas em Barking e Dagenham e Newham, o que representa cerca de 54,2% e 49% de suas populações, respectivamente. Já os dados oficiais do governo mostram 14.700 casos registrados em Barking e Dagenham e cerca de 21.700 casos em Newham até 3 de janeiro.

Coronavírus no Reino Unido

O Reino Unido tem o sexto maior número de mortos do mundo e é um dos mais atingidos economicamente com a crise da covid-19. Mais de 75 mil pessoas morreram da doença no Reino Unido.

Primeiro país a administrar a vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech, há quase um mês, o Reino Unido está priorizando a aplicação de uma primeira dose de vacinas para o maior número possível de pessoas em vez de dar as segundas doses --mas alguns especialistas dizem que estão preocupados com essa abordagem.

Além disso, duas novas variantes do coronavírus estão complicando a resposta contra a covid-19, e o Reino Unido tem registrado novos picos diários de casos.

Cientistas britânicos expressaram preocupação com o fato de que as vacinas que estão sendo lançadas podem não proteger contra uma nova variante do coronavírus que surgiu na África do Sul e tem se espalhado internacionalmente.

No último dia 4, a Inglaterra entrou em lockdown após a descoberta de uma nova variante do coronavírus. É o terceiro bloqueio nacional desde o início da pandemia.