Topo

Esse conteúdo é antigo

Teich diz que CoronaVac gera otimismo, mas critica apresentação do estudo

Nelson Teich foi Ministro da Saúde durante o governo Bolsonaro - Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
Nelson Teich foi Ministro da Saúde durante o governo Bolsonaro Imagem: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

14/01/2021 08h36

Ex-Ministro da Saúde, Nelson Teich afirmou no Twitter que a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, é "bem-vinda", gera otimismo e pode ajudar a "reverter a situação atual" da pandemia de covid-19. Mas ele criticou a forma como o imunizante foi apresentado pelo governo de São Paulo recentemente.

Teich analisou a taxa de eficácia global da CoronaVac e afirmou que "o valor considerado adequado pela OMS para uma vacina contra Covid19 ser considerado eficaz é de pelo menos 50%". O imunizante do Butantan apresentou taxa de 50,39%. Teich minimizou a importância de comparar esse resultado com dados de outras vacinas.

Na sequência ele criticou a comunicação do Governo de São Paulo. Isso porque, na semana passada, foi anunciada uma taxa de proteção contra casos leves e graves, que variaram entre 78% e 100%. Os detalhes do estudo, com a taxa de eficácia global, foram apresentados ontem.

"A forma como foi apresentado o estudo da Coronavac no Brasil foi inadequada. Foi um erro estratégico. Valores que variaram de 100% a 77,96% em uma primeira apresentação, quando confrontados com um valor de 50,38% poucos dias depois, geraram muitas críticas e desconfiança".

Mas depois o ex-ministro encheu a CoronaVac de elogios e mostrou otimismo com o programa de vacinação brasileiro.

"Uma vacina com 50% de eficácia é bem vinda para o enfrentamento da Covid19, principalmente quando ela reduz drasticamente a hospitalização e a necessidade de cuidados por profissionais da saúde. Isso pode mudar a realidade da Covid19 e fazer com que nossas vidas voltem ao normal. Uma menor eficácia da vacina obriga um percentual maior da população sendo vacinado e isso torna ainda mais essencial um programa de vacinação muito bem implementado e executado. Esse Programa conduzido de forma eficiente será mais importante do que a eficácia das vacinas", explicou Teich.