Topo

Esse conteúdo é antigo

Parecia câmara de gás, diz Virgílio sobre hospitais de campanha em Manaus

Do UOL, em São Paulo

15/01/2021 14h58

O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), comparou os hospitais de campanha para tratamento da covid-19 com as câmaras de gás usadas pelos nazistas contra judeus na 2ª Guerra Mundial. A declaração foi dada hoje durante o UOL Entrevista, conduzido pelo repórter Nathan Lopes e pelo colunista Diogo Schelp.

"Houve a remessa de muita gente para hospital de campanha, mas tem que ter muita gente para ajudar. A equipe de saúde está cansada, estressada e traumatizada com esse episódio. Parecia uma câmara de gás. Parecia Hitler matando judeus naqueles tempos que a história não pode nunca esquecer", disse Virgílio. "Essa doença é desconhecida e traiçoeira".

Segundo ele, o hospital de campanha é a segunda intervenção federal por causa da covid-19. "A primeira foi a transição do ministro [Luiz Henrique] Mandetta para o ministro Teich e depois a entrada em cena de um grande especialista em logística, mas que não é uma pessoa talhada para o Ministério da Saúde, o general Eduardo Pazuello".

Prefeito de Manaus até 2020, Virgílio afirmou que fez "mais do que podia" para lidar com a pandemia da covid-19 na capital. "Os hospitais de campanha não eram minha obrigação, mas tomei a iniciativa".

Questionado se poderia ter tomado mais alguma atitude no fim de seu mandato para evitar o colapso, o político garantiu que não, pela burocracia que envolve a reabertura de hospitais de campanha.

Nesta segunda onda da covid-19, Manaus é uma das capitais mais afetadas do Brasil. Com população de cerca de 2,2 milhões de habitantes, a capital amazonense soma 91.461 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, além de 3.856 mortes, segundo dados recentes divulgados pela prefeitura.

Para Virgílio, a explicação para o momento atual está no governo do estado. "Dos hospitais, que eu saiba, [a situação] não pode ter mudado tanto de 15, 20 dias para cá. Foi coisa de hospitais estaduais, que nunca funcionaram bem", afirmou.

Colapso em Manaus

O aumento nos casos e internações por covid-19 em Manaus provocou um novo colapso no sistema de saúde do município. Hospitais enfrentam falta de cilindros de oxigênio, usados, principalmente, em pacientes que necessitam de intubação.

Na manhã de hoje, a FAB (Força Aérea Brasileira) realizou o primeiro embarque de pacientes com covid-19 em Manaus que serão levados para outros estados. Nove pacientes e cinco médicos embarcaram no voo com destino a Teresina.

Duas aeronaves C-99 do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT - Esquadrão Condor) cumprem as missões de transporte dos pacientes com o objetivo de minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense.

Diversos estados e municípios e até o governo da Venezuela ofereceram ajuda ao Amazonas. O país vizinho afirmou que vai disponibilizar oxigênio para atender os hospitais amazonenses.

O governo brasileiro chegou a pedir ajuda aos Estados Unidos para tentar socorrer a rede de saúde do Amazonas após o estoque de oxigênio acabar em vários hospitais da capital, Manaus, hoje. A situação levou pacientes internados à morte por asfixia, segundo relatos de profissionais da saúde.

Ontem, os cemitérios de Manaus registraram 186 sepultamentos. Desse total, 134 foram em cemitérios públicos, enquanto 52 foram realizados em espaços particulares. Entre as causas das mortes dos sepultamentos nos cemitérios públicos, 58 foram declaradas como covid-19, e um caso suspeito. Já nos espaços privados, foram 29 registros de óbitos pelo novo coronavírus.

'Fizemos nossa parte', diz Bolsonaro

Hoje, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a situação do Amazonas em relação ao coronavírus está "terrível", mas isentou o governo federal e declarou que "fez sua parte, com recursos, meios".

O governante também lembrou que as Forças Armadas estão mobilizadas na região para dar assistência ao sistema público de saúde, que se encontra em colapso e enfrenta problemas graves como falta vagas em UTI e insuficiência de cilindros de oxigênio. O equipamento é fundamental no tratamento de casos de covid-19.

"A gente está sempre fazendo o que tem que fazer, né? Problema em Manaus: terrível o problema lá, agora nós fizemos a nossa parte, com recursos, meios", declarou ele. "O ministro da Saúde [Eduardo Pazuello] esteve lá na segunda-feira, providenciou oxigênio, começou o tratamento precoce, que alguns criticam ainda."

Em ação civil pública ajuizada ontem na Justiça Federal de Manaus, cinco órgãos públicos federais e estaduais afirmam que a responsabilidade por dar uma solução ao colapso no fornecimento de oxigênio no Amazonas é do governo federal.

Ontem, ao lado do presidente Bolsonaro em live semanal, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello admitiu que Manaus vive um colapso no atendimento de saúde. Segundo ele, 480 pessoas estavam na fila para receber atendimento na capital.

"Manaus teve o pior momento da pandemia em abril do ano passado. Houve um colapso no atendimento, que foi revertido. Agora, estamos novamente numa situação extremamente grave em Manaus. Considero que, sim, há um colapso no atendimento de saúde em Manaus. A fila para leitos cresce bastante".