Topo

Esse conteúdo é antigo

Butantan vai enviar 4,6 mi de doses a outros estados e deixar 1,4 mi em SP

Leonardo Martins

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/01/2021 16h44Atualizada em 18/01/2021 07h21

A Secretaria de Saúde do estado de São Paulo deve enviar, ainda neste domingo (17), 4.636.936 doses da CoronaVac para os outros estados do Brasil, de acordo com o Instituto Butantan, que produz a vacina. O instituto deve deixar 1.357.640 doses em SP.

Cabe ao SUS (Sistema Único de Saúde), sob tutela do governo federal, distribuir a CoronaVac para todo país, incluindo São Paulo.

Há 1,5 milhão de doses em um galpão dentro do Instituto Butantan. Outro galpão, no aeroporto internacional de Guarulhos, guarda 4,5 milhões de doses, que, a partir de agora, estão sob posse do governo federal.

O Butantan também fabrica e distribui pelo SUS a vacina da Influenza, outro vírus de gripe. O órgão utilizará a mesma logística de distribuição desse imunizante. Assim, as doses que serão definidas para o estado ficarão em solo paulista.

O governo paulista e o instituto já haviam definido dois planos de imunização. O primeiro levava em conta a hipótese de o governo federal não querer adquirir a CoronaVac. Assim, caberia só ao governo de SP distribuir as doses pelo estado.

O segundo leva em conta essa aquisição do ministério. A intenção do governo e do instituto é deixar todos caminhões e centros médicos preparados para receber, assim que forem comunicados, as doses da vacina.