Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: conselho de enfermagem alerta para cuidados com luvas ao vacinar

luvas de borracha - iStock
luvas de borracha Imagem: iStock

19/01/2021 20h36

O Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) publicou hoje orientações para os profissionais que vão atuar na vacinação contra a covid-19. O órgão indica que os profissionais de enfermagem usem luvas caso o vacinador ou o paciente tenham lesões cutâneas.

Também foi considerada a possibilidade de utilização de luvas caso o vacinador precise ter contato com fluidos corporais do paciente, mas este caso é considerado raro. O conselho ressalta a importância de, quando usadas, as luvas sejam trocadas entre os pacientes, assim como as mãos precisam ser higienizadas.

"As orientações visam um atendimento humanizado, organizado e, sobretudo, seguro para a população e profissionais", afirma a presidente do Cofen, Nádia Ramalho.

Ela ressaltou a importância de haver uma disponibilidade em quantidade e qualidade adequadas de equipamentos de proteção individual (EPIs) para que a vacinação contra covid-19 ocorra.

Além do uso de luvas, o Cofen também recomenda e traz orientações em seu documento para uso de máscara de proteção, protetor facial ou óculos de proteção, avental ou capote cirúrgico,